NOTÍCIAS

VER TODAS

Implantação do Plano Municipal de Educação Ambiental é discutido durante reunião na SAMMA

Sexta-feira, 16/03/2018 16:01
Rosi Zimpel

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente João Manoel se reuniu nesta manhã de Sexta-feira 16 de março com representantes da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Pacto das Águas, para discutir vários assuntos voltados ao trabalho que o grupo desenvolve em todo o estado de Mato Grosso.

 

Na ocasião, Emerson de Oliveira que é coordenador técnico da Associação Pacto das Aguas   apresentou um projeto de construção de um Plano de Educação Ambiental que deverá ser implantado em alguns municípios onde a associação atua.

Esse projeto segundo o coordenador, consiste em levar a educação ambiental para todos através de palestras e reuniões tratando sobre o lixo, o fogo, a agua e demais componentes que fazem parte do meio ambiente.

 

 Para Emerson, o primeiro passo já foi dado que foi a apresentação do projeto, agora é trabalhar para que isso se torne realidade, através de novas reuniões para a mobilização de essoas interessadas em contribuir para o cuidado com o meio ambiente e o bem estar de todos.

 

O Projeto Pacto das Águas é patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo Geral, promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Resex Guariba Roosevelt, enquanto estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso.

 

O Secretário de Agricultura João Manoel demonstrou interesse nessa parceria pois o município poderá ser beneficiado com esse projeto e uma dessas ações que será feita a curto prazo, são as recuperações de áreas degradadas, margens de rios e o cuidado com o lixo que é hoje um problema mundial.

 

João Manoel fez questão de frizar que Juína não está dentro do projeto ao qual a associação Pacto das Aguas atende, mas que por ser um município polo há esse interesse por parte de todos que esse e demais projetos possam se desenvolver não só em Juína, mas em toda a região. Para ele, esse é um ótimo momento para esse tipo de parceria pois a demanda do município é muito grande quando se trata de meio ambiente.