JUÍNA INICIARÁ DESCARTE DE LIVROS DIDÁTICOS VENCIDOS, IRRECUPERÁVEIS E INSERVÍVEIS

Data: Segunda-feira, 04/12/2017 17:21

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Juína realizou na tarde de hoje, 04 de dezembro, uma reunião para tratar sobre o descarte de livros didáticos inservíveis que abarrotam as escolas municipais e estaduais em Juína.

De acordo com Vera Granja, secretária municipal de Educação e Cultura, o destino final deste material, após a vida útil de no mínimo três anos, é a doação para a comunidade e posteriormente para a reciclagem.

“Nossas escolas sofrem muito com livros já vencidos e inutilizáveis, que hoje ocupam muito espaço, em alguns casos há salas abarrotadas por completo. Em uma parceria com a Associação de Recicladores nós vamos dar a destinação correta a estes livros conforme a legislação vigente nos orienta. Primeiro vamos oferecer para a comunidade e o que sobrar deverá seguir para reciclagem”, disse a secretária.

Todo trabalho será feito por uma comissão com representantes da Rede Estadual e Municipal de Ensino, Câmara de Vereadores, Biblioteca Municipal, Departamento Jurídico da Prefeitura e SINTEP – Sindicato dos Trabalhadores em Educação, com base na resolução do FNDE e da SEDUC/MT que  dispõem de instruções normativas que definem as normas a serem observadas pelas escolas, após o uso do material.

O Município oficializará todas as escolas municipais e estaduais para que façam levantamento do número de livros aptos à reciclagem, que deverá acontecer no início de 2018. Considera-se livro irrecuperável, quando este não mais puder ser mais utilizado para o fim a que se destina, devido à perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação e quando o mesmo já tem cinco anos de uso.

Texto: Equipe Cultura