Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

VÍDEO - Vigilância Epidemiológica intensifica fiscalização após casos de Chikungunya

Data: Terça-feira, 17/10/2017 17:43
Fonte: Rosi Zimpel

A secretaria de Saúde através da Vigilância Ambiental e Epidemiológica, intensificou o trabalho de fiscalização em todos os bairros de Juína após a confirmação de dois casos de Chikungunya que foram registrados no Módulo 06 e no Setor Industrial.

Essa doença é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que também é transmissor da Dengue e Zica Vírus, os sintomas mais comuns são febre acima de 39 graus, de início repentino, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

A preocupação da Secretaria de Saúde é com os casos que já foram confirmados pois o  período chuvoso ainda não iniciou e a equipe da vigilância já identificou vários focos  de larvas do mosquito durante os arrastões que foram feitos em alguns  bairros da cidade.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental, Laércio de Farias, essa vistoria deverá acontecer em todos os bairros da cidade e aquele cidadão que possui terrenos baldios poderá ser notificado, caso seja encontrado foco de larvas do mosquito no seu terreno.

“Esse trabalho não depende só da equipe da vigilância, mas também de toda a população, pois cada um deve cuidar do seu quintal para que não fique água parada em nenhum local onde as larvas possam se desenvolver” ressaltou o coordenador.

José de Jesus Silva, morador do Módulo 06, contraiu a Chikungunya e relatou a importância do trabalho dos agentes  no trabalho de conscientização e fiscalização dos quintais para que não aconteça mais casos da doença no município e segundo ele, a doença foi um alerta para que todos possam  fazer seu papel de cuidar do seu quintal e garantir a  saúde coletiva.