Prefeito Hermes Bergamim luta pra impedir ampliação de áreas indígenas em Juína

Data: Sexta-feira, 07/02/2014 00:00
Fonte: Lúguerson Douglas/Assessoria

Não é de hoje que a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) vem estudando uma ampliação de reserva indígena na região noroeste do estado de Mato Grosso. A tal ampliação vem sendo estudado á pelo menos 08 (oito) anos e abrange os municípios de Sapezal, Brasnorte e Juína que já possui mais de 60% de seu território como reservas indígenas

Não é necessário citar que as conversações estão preocupando as autoridades políticas das cidades citadas e respectivamente os moradores delas, contudo, os prefeitos das cidades tentam juntos encontra soluções para findar as preocupações dos quase 100.000 (cem mil) habitantes da região em estudo.

O Prefeito de Juína Hermes Bergamim por várias vezes já esteve em Brasília na sede da FUNAI procurando soluções, “eu já tenho praticamente 30 (trinta) dias que estou viajando para tratar desse assunto, já sentei varias vezes com o Governador do estado para falarmos deste assunto de ampliação das reservas indígenas dos Enawenê-Nawê, recentemente estive em Brasília, e Juína é o primeiro município que sentou na frente da FUNAI para pode discutir o que é, e o que não é, e com tudo isso eu vi muitas coisas, inclusive a questão de alguns deputados e advogados serem impedidos de participarem de reuniões isso sem um porque, eu como Prefeito de Juína divulguei a eles a realidades dos índios da nossa região, que os índios estão passando necessidades, que os índios não têm saúde, não tem estradas de acesso, não tem escolas, os nossos índios estão passando por uma situação degradante e a FUNAI ao invés de parar de só pensar em aumentar as áreas indígenas, ela tem que começar a cuidar melhor dos nossos índios aqui da nossa região. Juína hoje tem 62% de áreas indígenas, nos não precisamos de mais reservas dentro do nosso município e sim de atenção para os mesmo”. – explica o Prefeito Hermes Bergamim.

Ainda de acordo com Bergamim, caso a ampliação da reserva aconteça, “os Enawenê-Nawê passaram a ter quase um milhão de hectares de terras que vão pertencer aos índios desta etnia, sem contar que a etnia Cinta Larga aproximasse de dois milhões de hectares, isso vai sem duvidas acabar com a agricultura, com a pecuária com a madeira e por consequência vai aumentar o desemprego na cidade.

Nos próximos dias esta previsto da FUNAI passar para os prefeitos um mapa das áreas de interesse para ampliação de reservas nos três municípios (Sapezal Brasnorte e Juína) porem o Governo do estado e o Prefeito Hermes Bergamim já se manifestarão contrários à criação de áreas indígenas no município de Juína.

“O quê eu propus foi firmar uma parceria entre a Prefeitura de Juína, o Governo do Estado e o Governo Federal, para juntos abonarmos uma melhor condição de vidas aos indígenas, pois já estamos cansados de ver os mesmo sendo esquecido pela FUNAI, indo pra ponte cobrar pedágio porque eles estão as minguas”. – desabafou.