PREFEITO ALTIR PERUZZO ABRE A I JORNADA DE BIBLIOTECAS DA REGIÃO DE JUÍNA

Data: Quarta-feira, 30/08/2017 14:22
Fonte: Equipe de Cultura

Após um intenso trabalho de retomada na organização e implantação de projetos, programas e ações do universo do livro e da leitura, o município de Juína, inova e possibilita a troca de experiências com a realização da I Jornada de Bibliotecas de Juína e região, aberta pelo Prefeito Altir Peruzzo (PT), na noite desta segunda-feira, 28 de Agosto.

O evento que é inédito no estado do Mato Grosso tem o objetivo de aprofundar o debate sobre o fomento à leitura, a organização e o papel das Bibliotecas para a comunidade. Para Altir, resgatar a Cultura e fomentar o universo da leitura é também uma das prioridades de sua gestão.

"A nossa gestão encara os investimentos em Cultura como necessários e fundamentais para a transformação social que almejamos. Neste contexto o universo do livro, da leitura e das bibliotecas são itens presentes nas ações e projetos que executamos diariamente", disse o prefeito.

De acordo com Adriano Souza, secretário-adjunto de Cultura, o evento veio para fortalecer.

"A I Jornada de Bibliotecas da Região de Juína vem para fortalecer as políticas públicas já implantadas e também para disseminar por toda região, estado e país, que é possível organizar, investir e transformar o universo do livro e da leitura" destacou o secretário-adjunto.

Valdineia Almeida, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas, disse que Juína está na contramão da triste história de alguns municípios do Mato Grosso.

"Hoje 42 municípios no estado do Mato Grosso estão com suas bibliotecas fechadas, os prefeitos alegam falta de recursos, porém Juína prova a todos que nem sempre é preciso ter dinheiro, basta ter vontade política e isso o Prefeito Altir Peruzzo demonstra com maestria e serve de exemplo aos demais municípios", frisou a coordenadora.

Participaram da cerimônia, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas, Dandara Baçã, o vice-prefeito Luis Brás, a secretária municipal de Educação e Cultura, Vera Granja, a diretora de Cultura, Silvia Machado, a coordenadora de fomento a leitura em Juína, Patricia Itaibele, além de autoridades e participantes dos municípios de Aripuanã, Castanheira, Canarana, Colniza, Rondolândia, Nova Guarita, Cuiabá e Juína.

Fonte: Equipe Cultura