Frigorífico é desinterditado pelo Serviço de Inspeção em Juína

Data: Quinta-feira, 27/07/2017 00:00
Fonte: Juinanews

Fonte: Juína News

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) desinterditou na manhã desta quinta-feira, dia 27, o frigorífico de abate suíno Dom Porco, localizado no bairro Padre Duílio, em Juína/MT. A planta estava fechada desde o dia 10 de maio, quando foi flagrada supostamente manipulando animais que morreram durante o transporte na sala de abate, o que é proibido, e depois seriam enviados para a indústria que fica anexa ao frigorífico para produção de embutidos, segundo o SIM.

Nesta manhã, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, através do assessor Roberval Soares dos Santos, e do agente de inspeção Ângelo Marinelo, vistoriaram toda a estrutura do prédio e fizeram a liberação para o abate.

O frigorífico tem autorização para abater 14 animais dia caso queira aumentar a produção terá que solicitar através de um pedido a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

Segundo Roberval, a principal pendencia era a licença operacional (LO), que foi apresentada pelos proprietários da empresa, caso queira, a partir de amanhã poderá fazer o abate.

A secretaria reconheceu, que com o fechamento do frigorifico vários suinocultores foram prejudicados, além de ter afetado em parte a economia local.

“A gente sabe que devido à paralização desse frigorífico afetou de certa forma a economia no setor de suíno aqui da nossa cidade, mas e necessário algumas adequações e que já foram realizadas” – pontuou Roberval.

O proprietário do frigorífico Nelto Ferrari, revelou que após a interdição da empresa os últimos dias foram difíceis, mas que agora o abate começará o mais rápido possível.

- A partir de amanhã já podemos iniciar o trabalho na planta para poder atender a população de Juína e os produtores com serviço de abate. Foram dias complicados porque você perde receita e tivemos problemas de ordem financeira, mas eu acredito que tudo vem para somar, acredito que vamos evoluir – salientou.

O setor de suinocultura movimenta em torno de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) por mês no município, gerando pouco mais de 10 empregos no único frigorífico de abate suíno na cidade.