Juína assume novamente a Interlocução Regional da IGR Vale do Juruena impulsionando o Desenvolvimento Turístico na Região

Data: Quinta-feira, 07/12/2023 09:18
Fonte: Imprensa/PMJ

Desde 2021, Juína tem se destacado com os trabalhos para a estruturação da Instância de Governança Regional (IGR) por meio da Interlocução Regional do Turismo onde o diálogo constante entre as cidades de Juruena, Aripuanã e Brasnorte foi crucial para o fomento e desenvolvimento do turismo. As orientações prestadas pela interlocução regional representada por Juína quanto a políticas públicas estrategicamente pensadas e orientadas, foram de estrema relevância, e representou uma transformação nas bases econômicas e na organização social em âmbito regional. Essa transformação resultou em uma mobilização social dos municípios pertencentes a IGR Vale do Juruena, que passou a explorar as potencialidades e capacidades específicas existentes na região.

Um dos destaques desse trabalho foi a disponibilização de quatro projetos para as cidades pertencentes à IGR. Essa iniciativa resultou na captação de recursos por meio do FUNDO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO, possibilitando convênios junto ao Estado para a execução do Inventário da Oferta Turística e Plano Municipal de Turismo. Essas ações contribuíram significativamente para a visibilidade e fomento do turismo em cada localidade, proporcionando uma visão de mercado mais clara.

A atuação da coordenação da Interlocução Regional não se limitou a isso. Recentemente, em 02/12/2023, uma reunião em Aripuanã, com a participação do Sebrae, formalizou a IGR. A pauta incluiu a escolha da diretoria da associação e da interlocução regional da região turística Vale do Juruena. Por unanimidade, a Sra. Adriana Maria Neis Bourschaidt, de Juína, continuará à frente da Interlocução Regional. Como presidente da Associação, a Sra. Cecilia Ribeiro Campos, de Brasnorte, assume a liderança.

A importância desse trabalho é enfatizada pela interlocutora regional, que destaca o papel fundamental na implementação do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).

“Nós interlocutores exercemos papel fundamental na implementação do Programa de regionalização, recebemos as orientações do Ministério do Turismo através do Interlocutor Estadual para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal, atuando de forma articulada, formando a Rede Estadual e Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação. Meu papel foi o de incentivar e criar espaços para troca de experiencias e inteligência de mercado entre os municípios da nossa região, estou feliz com os resultados e agradeço a confiança de cada cidade”, explica a interlocutora.

A união dos quatro municípios demonstra um esforço conjunto para fortalecer a IGR, impulsionando o desenvolvimento da atividade turística na região. Com potencial significativo para o turismo de contato com a natureza, ecoturismo, etnoturismo, turismo de pesca e turismo de aventura, a região almeja em breve ter um roteiro turístico reconhecido nacional e internacionalmente, destacando-se como um dos lugares mais belos do planeta.