NOTICIAS

COORDENADORA VIAJA PARA O RIO DE JANEIRO ONDE REPRESENTARÁ JUÍNA NO PROGRAMA CONECTA BIBLIOTECA.

   30/05/2017
Fonte: Adriano / Equipe de Cultura   

A coordenadora do Programa de Fomento à Leitura, Patrícia Itaibele, embarcará no próximo domingo, 20 de maio, para o Rio de Janeiro, onde representará Juína no I Encontro Nacional do Programa Conecta Biblioteca, que acontece entre os dias 30 de maio e 2 de junho.  Entre a programação do encontro, está o início do módulo sobre Pesquisa da Comunidade que, através da metodologia de Design Thinking, apoiará os profissionais sobre o levantamento de demandas da comunidade para a definição das atividades que irão atrair novos usuários.

                    

Além de Juína, apenas o município de Canarana também foi contemplado com o Conecta Biblioteca no estado do Mato Grosso. Em todo Brasil, são apenas 55 municípios contemplados. Para Adriano Souza, secretário-adjunto de Cultura, este é apenas o começo de uma nova era.

 

"Estamos saindo do descaso e do abandono da nossa Biblioteca, para um avanço grandioso. Recentemente realizamos a revitalização e agora temos a alegria de participar de uma programa que nos ajudará a trazer mais público, em especial a nossa juventude em situação de vulnerabilidade social. Esse é apenas o começo de uma nova para nossa Biblioteca", disse o secretário-adjunto.

 

Para Patrícia Itaibele, a meta e ressignificar o papel da Biblioteca.

 

"Já estamos fazendo um levantamento dos interesses, das demandas e das necessidades da nossa comunidade e assim realizar uma nova programação para a biblioteca que atraia mais usuários, principalmente o usuário jovem. Nós vamos ressignificar o papel da biblioteca, transforma-la em um espaço de transformação social que possa ajudar os jovens na formação profissional e para a vida", disse Itaibele.

 

O Conecta Biblioteca beneficiará milhares de pessoas em 24 estados e Distrito Federal, reunindo 18 bibliotecas públicas na Região Sudeste, nove no Sul, 11 no Centro-Oeste, 35 no Nordeste e 19 no Norte.

 

SOBRE O CONECTA BIBLIOTECA

 

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas que reconhece esses espaços como vitais para o desenvolvimento de comunidades. Para isso, promove apoio e formação continuada a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação.

 

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

MAIS NOTICIAS
Links
Facebook
Compartilhar
COMPARTILHAR
Webmail