Prefeito Altir e lideres da Região Noroeste reivindicam comprometimento do estado com a região

Data: Terça-feira, 25/04/2017 00:00
Fonte: Mario Alvim/Com Assessoria Dep. Ságuas

Prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios da região noroeste de Mato Grosso reuniram-se na segunda-feira (24.04) com o vice-governador, Carlos Fávaro e com o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, para tratar da pavimentação asfáltica da BR 174.

Na ocasião, o prefeito de Juína Altir Peruzzo (PT) entregou ao vice-governador, um ofício assinado pelas autoridades municipais presentes com três reivindicações. São elas: a pavimentação da BR 174 entre Juína e Vilhena e entre Castanheira, Colniza e o distrito de Guariba; a efetivação de um Plano de Segurança de prevenção e combate à violência no campo; e a retomada dos repasses financeiros do Estado para a área da saúde dos municípios da região.

De acordo com Altir, somente com Juína o atraso nos repasses da saúde soma mais de R$ 7 milhões. Em relação à BR 174, há um convênio assinado entre o governo federal por meio do DNIT e o governo do Estado para realização do asfaltamento. Em 2015, a bancada federal do Estado destinou emenda de R$ 150 milhões para dar início às obras, contudo os trabalhos não tiveram início porque o Estado não conseguiu concluir as liberações das licenças ambientais.

Para destravar a obra, o atual governo quer firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF). O acordo será celebrado após a conclusão dos Estudos de Impacto Ambiental que estão sendo feitos pela empresa Ecoplan. O secretário Marcelo Duarte informou que o Estado solicitará R$ 7 milhões ao DNIT, para aditivar o contrato da empresa. “Assim que tivemos os estudos concluídos vamos firmar o TAC, o que deve ocorrer em breve”, disse.

Além do o mandato do deputado federal Ságuas Moraes (PT) que participou da audiência que ocorreu no Palácio Paiaguás, estiveram presentes também, o Bispo da Diocese de Juína Dom Neri José Tondello, o vice-prefeito de Juína Luis Braz de Lima os prefeitos e vereadores da região, os deputados estaduais: Oscar Bezerra, Janaína Riva, Wagner Ramos, Representante do Dep. Silvano Amaral, Representante do deputado federal Vitório Galli, entre outros.