Prefeito Altir Peruzzo sanciona lei de criação do novo Conselho da Cultura

Data: Terça-feira, 14/03/2017 00:00
Fonte: Adriano Souza / Equipe de Cultura

Na tarde desta segunda feira, 13 de Março, o prefeito Altir Peruzzo (PT), deu o primeiro passo para recolocar a Cultura de Juína no patamar merecido. Ele sancionou a lei que cria o novo conselho municipal da área da Cultura, que tornou-se mais aberto e contempla todos os recortes socioculturais, tais como: negros, indígenas, LGBTs, idosos e juventude.

O novo conselho também tem uma nova nomenclatura que é "Conselho Municipal de Política Cultural", atendendo as exigências do Plano Nacional de Cultura e define acento fixo para o segmento da Música, Dança, Artesãos, Artes Plásticas, Artes Visuais, Teatro, Comunicação escrita, falada e televisionada, e Cultura de Rua

Para Altir Peruzzo, só a organização com participação popular poderá retomar as características da Cultura em Juína.

"Retomar tudo aquilo que se perderam nos últimos quatro anos, quando nossa Cultura foi reduzida ao nada, não é uma tarefa fácil. Entendo que só um conselho amplo e participativo, somado aos esforços da nossa gestão,  poderá resgatar e ampliar as ações culturais do município", disse o prefeito.

O supervisor de Cultura, Adriano Souza, que acompanhou a sanção da lei, enfatizou a importância de um conselho forte e diverso.

"Quando assumimos a Cultura, identificamos que o Conselho estava parado, defasado e fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Cultura, com esta nova lei, conseguimos fazer um conselho amplo e diverso, garantindo a presença de representantes de todos os recortes socioculturais".

Outro destaque durante o ato de sanção foi o reconhecimento do papel da Câmara de Vereadores na aprovação integral e por unanimidade da lei enviada pelo Poder Executivo. O vereador Prof. Carlito (PT), que acompanhou a atividade, ressaltou a importância da lei.

"Tudo aquilo que é pro bem da cidade, não tenho dúvidas que todos os vereadores serão parceiros, e as ações da Cultura são necessárias e muito importantes  pra toda população", disse Carlito.

A Direto de Cultura, Silvia Machado e o vice-prefeito Luiz Bras, também participaram do ato de sanção.

Confira a nova composição do conselho:

I – Área Governamental – a ser composta por representantes dos seguintes órgãos:

ü Secretaria Municipal de Educação e Cultura: 02 titulares e 02 suplentes;

ü Departamento de Cultura: 02 titulares e 02 suplentes;

ü Instituto de História e Memória de Juína: 01 titular e 01 suplente;

ü Secretaria Municipal de Assistência Social: 01 titular e 01 suplente;

ü Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo: 01titular e 01suplente;

ü Instituto Federal de Educação do Mato Grosso, campus de Juína: 01 titular e 01 suplente

ü Rede Estadual de Ensino de Juína: 01 titular e 01 suplente;

ü UAB – Universidade Aberta Brasileira – Polo Juína: 01 titular e 01 suplente;

ü Funai: Fundação Nacional do Índio em Juína: 01 titular e 01 suplente

ü CEFAPRO JUÍNA – Centro de Formação e Atualização de Professores: 01 titular e 01 suplente

II – Área não Governamental – a ser composta por representantes dos seguintes seguimentos:

1. Segmento da Música: 01 titular e 01 suplente;
  2. Segmento da Dança: 01 titular e 01 suplente;
  3. Segmento dos Artesãos, Artes Plásticas e Artes Visuais: 01 titular e 01 suplente;
  4. Segmento do Teatro: 01 titular e 01 suplente;
  5. Segmento da Comunicação escrita, falada e televisionada de Juína: 01 titular e 01 suplente;
  6. Segmento da Cultura de Rua: 01 titular e 01 suplente;
  7. Segmento dos Povos indígenas: 01 titular e 01 suplente;
  8. Segmento da Comunidade LGBT de Juína: 01 titular e 01 suplente;
  9. Segmento do Movimento Negro de Juína: 01 titular e 01 suplente;
  10. Segmento do Movimento de Juventude de Juína: 01 titular e 01 suplente;
  11. Segmento do Movimento de Idosos de Juína: 01 titular e 01 suplente;
  12. Segmento das Fundações, Grupos ou Associações Sociais e Culturais Tradicionais em Juína: 01 titular e 01 suplente.