Prefeito Altir avalia como produtiva a participação no PDAC, no Canadá

Data: Quarta-feira, 08/03/2017 00:00
Fonte: Mario Alvim

O Prefeito Altir Peruzzo encerrou hoje 08/03 pela manhã em Toronto sua participação na feira internacional, PDAC - Prospectors and Developers association of Canadá, através da CCBC - Câmara de Comercio Brasil/Canadá e MT Fomento.

O prefeito que teve reunido ontem com o geólogo da COOPRODIL – Cooperativa de Produtores de Diamantes de Juína, Wagner Lopes Gheler, e Guillaume Légaré, diretor do National Bank of Canadá para América do Sul (Foto), avaliou como bastante positiva a participação no evento dada a importância do mesmo, onde teve oportunidade de apresentar as potencialidades do município não só no setor mineral, embora a feira fosse direcionada a esse setor, mas também no setor de agribusiness.

Altir ressaltou que foi aberto um canal de dialogo através da CCBC e que o MT Fomento que é o interlocutor dos municípios ao Orgão, estará pleiteando investimentos para o setor. No entanto, em se tratando de minérios os processos são bastante minuciosos e que necessitam constantemente de pesquisas onde envolve um montante considerável de investimentos dependendo da disposição de grandes investidores além do aquecimento do mercado no setor.

Com relação aos minérios já descobertos em nossa região e mais especificamente no município de Juína Altir destacou o diamante que já vem sendo explorado por mais de duas décadas pela COOPRODIL com maior ou menor intensidade dependendo do mercado.

já o minério de ferro, dispomos de umas das maiores reservas do país, no entanto o valor praticado hoje pelo mercado internacional é inviável, porem não deixa de ser uma grande reserva que poderá ser explorado em um futuro bem próximo. Altir fez questão de mencionar também a grande jazida de manganês existente no nosso município e que, segundo as pesquisas realizadas, é considerada de uma pureza excepcional raramente encontrada em qualquer outro local do planeta.

Hoje pela manhã a comitiva mato-grossense participou da ultima reunião já fora do PDAC com empresários e investidores do setor de agribusiness onde teve oportunidade de expor as potencialidades do município também no setor do agronegócio envolvendo o gado, lavoura, madeiras além da agricultura familiar e produtos agroecológico. Altir estará retornando para São e deverá chegar em Juína na sexta-feira.

Mais fotos aqui: http://www.juina.mt.gov.br/eventos_ver.php?id_evento=12