Secretaria de Agricultura realiza reunião no Distrito de Terra Roxa

Data: Segunda-feira, 13/02/2017 00:00
Fonte: Mario Alvim

Neste sábado 11/02 a Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente promoveu uma reunião no Distrito de Terra Roxa com o objetivo de apresentar a equipe técnica, cronograma de trabalho, além de realizar um pré-levantamento das características e potencialidades dos produtores daquela localidade.

A reunião que contou com um bom número de produtores rurais, contou também com as presenças do Secretário de Agricultura João Manoel Perez, Luis Braz de Lima - Vice Prefeito, Nadyo Henriky Lopes de Miranda - Engenheiro Agrônomo da EMPAER, Robervaldo Soares dos Santos - Diretor do Depto. de Agricultura, Eder Luiz Weder – Técnico, entre outros.

Para o secretário João Manoel, esta reunião no Distrito de Terra Roxa teve a finalidade de apresentar a equipe de trabalho, informar a respeito do atendimento em tempo integral no mês de fevereiro para o recadastramento e emissão da GIA rural e, ao mesmo tempo, retomar as conversações a respeito dos projetos e programas que estavam parados ou andando devagar e na sua visão é possível dar uma nova dinâmica visando melhorar a renda dos produtores.

João Manoel destacou os programas em que quer focar ainda este como o “Programa Pró-Café” programa do Governo do Estado em parceria com a EMPAER e a Secretaria de Agricultura do Município, no qual a secretaria já esta fazendo a seleção de potencialidade dos produtores para capacitação técnica e distribuição de mudas de café cronal. Outro programa que quer retomar é o Programa “Mais Genética, Mais Leite” que visa melhorar o rebanho e aumentar a produção de leite.

O secretário ressaltou que a equipe técnica da secretaria estará realizando assessoria aos agricultores visando o acesso as linhas de créditos do MT-Fomento, informou ainda que os viveiros de mudas de Juína e do Distrito de Terra Roxa serão readequados para produzir e distribuir as mudas necessárias para os agricultores.

O vice-prefeito Luiz Braz, fez uma análise dos primeiros 40 dias da gestão onde pontuou algumas ações que visam melhorar o atendimento a população, destacando três pontos importantes: a reestruturação da saúde ampliando o atendimento local para evitar que uma pessoa doente seja encaminhada para Cuiabá para realizar exames que pode ser feitos aqui, a parceria com a Câmara de Vereadores que cedeu a caminhoneta para levar os médicos nos Distritos, a recuperação dos maquinários para diminuir a contratação de maquinas terceirizada, além das perspectivas para o futuro.

Destacou ainda que estas reuniões são necessárias pois, muitas vezes os munícipes que vivem a mais distantes da sede do município não ficam sabendo como anda a gestão ou quando as informações chegam, chegam de maneira incompleta. Luis fez questão de salientar que esta gestão será marcada pela proximidade entre os gestores e a população de forma que tudo o que for ou não possível realizar será debatido com a população.