Conselho Municipal de Saúde, faz reunião para aprovação de conclusão da Academia de Saúde do Bairro São José Operário

Data: Terça-feira, 18/10/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Conselho Municipal de Saúde se reuniu nessa segunda-feira, 17, no paço municipal, para reunião ordinária mensal. Na oportunidade foi aprovado por unanimidade o Atestado de Conclusão da obra da Academia da Saúde São José Operário. O Programa Academia da Saúde tem os seguintes objetivos:

• Fortalecer a promoção da saúde como estratégia de produção de saúde;

• Desenvolver a atenção à saúde nas linhas de cuidado, a fim de promover o cuidado integral;

• Promover práticas de educação em saúde;

• Promover ações intersetoriais com outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde e outros equipamentos     sociais do território;

• Promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social,  esporte e lazer;

• Ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;

• Aumentar o nível de atividade física da população;

• Promover hábitos alimentares saudáveis;

• Promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e             solidariedade.

Na reunião, o Secretário Municipal de Saúde, Agostinho Bespalez Filho, compartilhou com os conselheiros  sua preocupação quanto o financiamento da Saúde Municipal, considerando que o Estado de Mato Grosso sinalizou que não tem previsão de repasse dos incentivos financeiros do ano 2016, que estão em atraso e dos demais. Esses incentivos estão com atraso desde o mês de junho, e deverão ser pagos em 2017 quando abrir o orçamento Estadual. A divida do Governo Estadual com o município de Juína ultrapassa os 5 milhões de reais, considerando o período de 2010 a 2016.

O Secretário ressaltou que o município de Juína não tem medido esforços para manter todos os serviços disponíveis aos usuários do SUS, realidade que difere das demais regiões do Estado, há hospitais fechando e serviços sendo suspensos.