Sebrae Promove em Juína Seminário sobre Crédito na Prática

Data: Quinta-feira, 13/10/2016 00:00
Fonte: SEBRAE

Evento gratuito acontece em Juína dia 13/10 - quinta-feira às 19h00 no auditório da CDL/ASCOM, durante a “Semana do Empreendedor”, parceria com CDL/ASCOM, Cooperativa Sicredi, Banco do Brasil, Banco Bradesco e Caixa Econômica. O seminário é voltado para microempreendedores individuais e empresários de micro e pequenas empresas. O evento já aconteceu em Barra do Garças (20/09) e irá acontecer em Rondonópolis (08/11), Nova Ubiratã (08/11), Sorriso (09/11), Lucas do Rio Verde (10/11/) Querência (17/11) e Colíder (22/11).

A inadimplência das empresas no sistema financeiro atingiu 5,11% em junho de 2016, o maior nível da história, ou seja, 50% maior do que há dois anos. O dado é preocupante porque mostra que vai ficar ainda mais difícil conseguir se financiar em um cenário de aperto financeiro e redução das margens de lucro. Por outro lado, o problema de endividamento pode, em muitos casos, ser resolvido com ações pontuais na gestão das empresas.

Para esclarecer os empresários sobre as muitas facetas do crédito e até mesmo quando ele não deve ser acessado, o Sebrae em Mato Grosso promove um ciclo de seminários em nove municípios de todas as regiões do Estado. O primeiro evento aconteceu em Barra do Garças (20/09) e o próximo será no dia 13 de outubro, em Juína.

O consultor do Sebrae MT, Fábio Rogério Apolinário da Silva, destaca que o empresário precisa compreender que nem sempre acessar crédito é a solução para o seu problema. “O crédito é apenas uma das alternativas para solucionar a falta de recursos, existem outras maneiras de resolver o problema, como consultorias e capacitações gerenciais.” Ele ressalta que em muitas empresas onde faz consultoria, os recursos para solucionar os problemas estão na própria empresa. “Muitas possuem estoques maiores do que o necessário, o que por si só pode resolver o problema delas. Há casos em que os estoques excedentes são em volume suficiente para liquidar todas as dívidas. Além disso, algumas empresas não adequaram sua estrutura de custos fixos para o novo cenário econômico, ou mesmo não alteraram em nada sua política de crédito e cobrança. Há empresas que simplesmente não realizam cobranças”, aponta.

A intenção do evento é apresentar a nova estratégia de atuação do Sebrae no acesso a serviços financeiros, focando na melhoria do ambiente de gestão das micro e pequenas empresas.  No seminário, o empresário terá subsídios para abrir sua visão no que diz respeito ao crédito, reduzindo a limitação que tem em perceber como resolver seus problemas de falta de dinheiro.

Os temas abordados apontam nesta direção. Lidar com inadimplência, restauração financeira e preparação para voltar a crescer são os três eixos centrais do seminário. Questionamentos como causas do endividamento, como negociar dívidas, como planejar para não recair o sobreendividamento, como evitar que os clientes deixem de honrar seus pagamentos e como cobrar as dívidas dos clientes poderão ser respondidos.

Caderno de dicas

Os clientes do Sebrae MT têm à disposição ainda um amplo conteúdo sobre crédito, que pode ser acessado em formato impresso e também no site do  Sebrae MT (www.mt.sebrae.com.br). Nele estão reunidas dicas e informações práticas sobre crédito, tais como formas de acessar, modalidades, como ativar o crédito, o papel do Sebrae na conexão entre as empresas e a instituições financeiras, o perfil de credibilidade do empreendedor.

Traz ainda informações sobre o FAMPE – Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas – e sobre o cartão BNDES, incluindo quem pode acessar, vantagens e cursos. Além disso, aborda os benefícios das vendas a cartão, bem como os tipos de máquinas, como adquirir uma e os custos de aquisição e manutenção. Há ainda dicas específicas para os potenciais empresários, para os microempreendores individuais (MEI) e para micro e pequenas empresas.