SAMMA / SENAR e Sindicato Rural e realizam curso de inseminação artificial

Data: Terça-feira, 02/08/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Agricultura de Juína, em parceria com o SENAR e Sindicato Rural, realizou o curso de inseminação artificial em bovinos. O médico veterinário e instrutor do SENAR, Bruno Fernandes de faria, foi quem ministrou o curso.

Nove alunos participaram das aulas que tiveram uma duração de 40 horas com um excelente índice de aproveitamento. “Este curso é de grande importância para nossos agricultores, pois além de conhecerem a técnica de inseminação artificial eles puderam aprender vários fatores que envolvem a atividade leiteira”, destaca João Chormiak, médico veterinário responsável pela Secretaria de Agricultura de Juína e coordenador do projeto. Conforme o coordenador, muitos dos alunos usarão o conhecimento adquirido em benefício de suas propriedades e ainda atenderão aos agricultores vizinhos, melhorando a genética dos rebanhos e gerando renda para a família.

Ainda de acordo com o coordenador, tem aumentado muito a utilização da inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Nela, o veterinário ou técnico faz uma sincronização dos cios e insemina um grande número de animais em um só dia. Devido a grande procura pelo curso e a necessidade do município avançar nesta questão de inseminação em bovinos, a Secretaria de Agricultura irá concentrar forças para promover mais uma edição do curso, que poderá ser realizado ainda esse ano.