Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realiza reunião ordinária

Data: Sexta-feira, 08/07/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

A reunião foi realizada em 06.07.16, às 17h, nas dependências do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social:
Na reunião foram discutidas as possibilidades de análise da documentação para Habilitação do Município de Juína em Gestão Plena, a apresentação da Prestação de Contas do Recurso IGD/BF e IGD/SUAS, pelo Gestor da Secretaria Municipal de Assistência Social e a apreciação/aprovação do Regimento Interno do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos "Vó Paixão;

“ O Conselho Municipal de Assistência Social  é a instância local de formulação de estratégias e de controle da execução da política de assistência social, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros ”. Pontuou o Secretário de Assistência Social Leandro Honório de Oliveira.

A criação do Conselho Municipal de Assistência Social no município, modifica profundamente a forma de organização das ações de assistência social nos Municípios ao mesmo tempo em que contribui para a democratização das mesmas.

PERGUNTA?
Quais as atribuições de um Conselho Municipal de Assistência Social?

RESPOSTA: Atuar na formulação e controle da execução da política de Assistência Social; . Os conselhos de Assistência Social deliberam sobre o planejamento local de assistência social resultando no Plano Municipal de Assistência Social e fiscalizar o Fundo Municipal de Assistência Social, ainda propor medidas para o aperfeiçoamento da organização e funcionamento dos serviços prestados na área de assistência social, examinar propostas e denúncias sobre a área de assistência social,  atuar na politica de assistência social e não na política partidária,.acompanhar e avaliar os serviços prestados a nível local na área da assistência social e fiscalizar os órgãos públicos e privados componentes do sistema municipal de assistência social.