Prorrogado prazo de vacinação contra H1N1 em Juína

Data: Quinta-feira, 16/06/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Juína, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta quinta feira (16/06) a prorrogação do prazo de vacinação contra o vírus Influenza A, transmissor da gripe H1N1.

A campanha nacional foi encerrada na sexta-feira (20), porém, segundo comunicado do Ministério da Saúde, os números relacionados à quantidade de pessoas vacinadas poderão ser incluídos no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), por isso a prorrogação em vários municípios brasileiros.

As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde do município de Juína, para os grupos prioritários da campanha. Segundo informações do secretário municipal de saúde Agostinho Bespalez Filho, a campanha é voltada para grupos da população considerados de risco: aqueles que têm mais chances de pegar a gripe e transmiti-la para as pessoas de seu convívio. “Se estas pessoas estiverem imunizadas, não há risco para os demais, solicitamos que seja feito uma busca nas creches do município, buscando principalmente espaço junto a coordenação das creches, no intuito de solicitar os cartões vacinais para avaliação, identificação e ou vacinação das crianças ainda não vacinadas”, Ressalta Agostinho.

A campanha é direcionada para crianças de seis meses até 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros. Até a manhã desta quinta-feira, a cobertura vacinal da campanha apontava 83% da meta.

Segundo a coordenadora de imunização do município Veronica Pikler, a criação dos grupos de risco foi uma estratégia do Ministério da Saúde para focar a vacinação em parcelas da população em que foi registrada a maior incidência da influenza H1N1. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre as pessoas que apresentaram síndrome respiratória aguda grave por influenza pandêmica, 22% eram gestantes. A incidência de ocorrências também foi alta em doentes crônicos e crianças menores de dois anos. Os indígenas foram incluídos no grupo por conta da vulnerabilidade a infecções. Já os profissionais da saúde foram vacinados para garantir o funcionamento dos serviços de atendimento à população, em Juína a campanha se encerra em definitivo para esta etapa em 30 de junho.