Dia 25 de maio Prefeitura de Juína parabeniza o Produtor Rural

Data: Quarta-feira, 25/05/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O agricultor é o trabalhador que atua em terras rurais e cultiva plantas com o objetivo de conseguir alimentos, energia, matéria-prima, fibras e mais.  O trabalho com a agricultura surgiu durante a pré-história, quando alguns indivíduos perceberam que certos grãos poderiam ser enterrados para produzir novas plantas. Essa prática possibilitou o aumento na oferta de alimentos para as pessoas, e o cultivo dessas plantas continuou em contínuo crescimento.  Atualmente, o Dia do Agricultor Rural é comemorado em 25 de maio no Brasil. Trabalhar no campo, arar a terra, cultivar e produzir os produtos que alimentam os cidadãos. Sem o produtor rural não existe vida em comunidades como vivemos desde que o homem começou a agricultura.

Estima-se que no Brasil a agricultura familiar é responsável por 75% dos alimentos que vai para mesa do brasileiro. Pelo menos, cinco milhões de famílias vivem da agricultura familiar e produzem a maioria dos alimentos consumidos no País, como mandioca (83%), feijão (70%) e leite (58%). Esse modelo de produção está em 84% dos estabelecimentos agropecuários e responde por aproximadamente 38% de participação no valor bruto da produção do meio rural, segundo o último levantamento agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 14 milhões de pessoas ocupadas, algo em torno de 74% do total das ocupações distribuídas em cerca de 80 milhões de hectares (25% da área total).

"Meus amigos produtores de Juína, hoje é comemorado o dia do produtor rural, protagonista da história do homem, nós agricultores já fomos chamados pelos mais variados nomes pelas mais variadas classes sociais do osso País: camponês, lavrador, agricultor de subsistência, pequeno produtor e agricultor familiar, com tudo diante de todas as grandes dificuldades econômicas e climáticas que as vezes assola nossa região, ainda assim, nós agricultores conseguimos trabalhar e produzir com qualidade e muita competência, digo nós, porque também faço parte dessa categoria da qual me orgulho tanto”. Conclui o Prefeito Hermes Bergamim parabenizando todos os agricultores do nosso Município.