Dia 20 de maio dia do Pedagogo.

Data: Sexta-feira, 20/05/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Juína, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, parabeniza a todos os Pedagogos, que prima por uma educação de equidade e qualidade no Município.

Ser pedagogo é conduzir o saber, mais do que criar métodos de ensino-aprendizagem, elaborar grades curriculares, planos de ensino e de curso, o pedagogo é responsável por criar sistemas que possam orientar saberes, desenvolvendo estratégias educativo-pedagógicas.

Ser pedagogo é saber acolher, respeitando as diversidades dentro e fora do ambiente educativo; saber elaborar avaliações desafiadoras do conhecimento e situações de aprendizagem condizentes ao processo de crescimento cognitivo do indivíduo, sem jamais oprimir ou coibir injustamente seus educandos.

Ser pedagogo também é administrar ambientes escolares, mas sua missão fundamental é tornar a escola mais humana, mais envolvida com os problemas da sociedade. O pedagogo é aquele profissional responsável pela humanização da educação, base de toda a sociedade.

“A palavra Pedagogia deriva de dois vocábulos, paidós (criança) e agogos (condutor) e significa “aquele que ajuda a conduzir o ensino”. Sua definição consiste na ciência que estuda as práticas, métodos e princípios da Educação”.