Juína Participa em Cuiabá do 19º encontro de secretarias municipais de saúde

Data: Segunda-feira, 16/05/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Município de Juína foi representado no encontro pelo Secretário de Saúde Agostinho Bespalez Filho e pela assessora técnica da Secretaria de Saúde Mara Lúcia Duarte. O tema principal do encontro foi; “Pacto Interfederativo na Perspectiva da Atenção Básica como Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado”.

Fizeram-se presentes no Encontro, os Secretários Municipais de Saúde dos municípios do Estado de Mato Grosso, o Presidente do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) Mauro Junqueira, o Secretário de Estado de Saúde Eduardo Luiz Conceição Bermudez, o Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Deputado Estadual Guilherme Antonio Maluf, entre outras autoridades Sanitárias de nível Federal e Estadual.

A anfitriã do encontro a Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT), Silvia Regina Cremonez Sirena destacou o tema central do encontro: Atenção Básica. “Precisamos do fortalecimento das ações de Atenção Básica sendo ela à norteadora das ações de saúde e garantia efetiva do acesso ao usuário do SUS”, afirmou.

O município de Juína ficou classificado em 9º lugar, entre os 32 Banners e Pôsteres apresentados no evento. O Tema exposto pela Secretaria Municipal de Saúde de Juína foi “A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI NO MUNICIPIO DE JUÍNA – MATO GROSSO”. O trabalho será exposto no Encontro Nacional de Secretarias Municipais de Saúde que acontecerá em junho desse ano em Fortaleza – Ceará.

Ainda no referido encontro, o Secretário Municipal de Saúde de Juína – Senhor Agostinho Bespalez Filho, foi eleito pela Assembleia Geral para o cargo de Secretário Geral do COSEMS/MT – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso.

Após o proferimento dos discursos das autoridades, teve início a Conferência Magna com o tema Pacto Interfederativo na Perspectiva da Atenção Básica como Ordenadora da Rede e Coordenadora do Cuidado, proferida pelo presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira.

Junqueira trouxe aos participantes do encontro dados que causaram preocupação e indignação, afinal o investimento em saúde é baixo, girando em menos de 3 reais dias da renda per capta, que em comparação com outros países é extremamente baixo. “Os gestores sentem na pele a falta de investimento, que deveria ser feito de forma tripartite, mas que sempre pesa mais para o município, haja visto que alguns investem muito mais que os 15% que a lei exige”. Relatou O Presidente.

O Presidente do CONASEMS reafirmou a necessidade do investimento maciço em Atenção Básica como forma de prevenção a doenças e agravos. A imunização, uma das premissas na Atenção Básica deve ser fortalecida, assim como todas as ações que visem o cuidado antecipado com o paciente.