Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Secar café no terreirão pode estar com os dias contados para os produtores de Terra Roxa

Data: Quarta-feira, 20/04/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O sistema de produção e manejo da lavoura, o cultivar, a região em que o café é produzido, as condições climáticas durante a maturação, além dos cuidados exigidos nas fases de colheita e preparo são fatores que contribuem diretamente para a obtenção de um produto de boa qualidade.

 

O Distrito de Terra Roxa tem hoje uma expressiva quantidade de pés de cafés produzindo, aproximadamente quase (1) um milhão de pés com produção de até 20 quilos do grão por árvore de café, por colheita, onde foi superado na última safra mais de 16 mil toneladas do grão. São várias indústrias de comercialização de café que compra a produção de Terra Roxa, entre elas a conhecida “Café Brasileiro” que negocia aproximadamente 20 toneladas por safra com os produtores do Distrito.

 

Por Conta do crescimento da demanda e da procura, a cafeicultora Irene Fonseca, uma das incentivadoras da cultura na região, inaugurou o sistema de secagem rápida conhecida com guardiola. São (2) duas estufas que juntas podem secar no período de 12 horas até 16 toneladas de café.

 

No sistema de secagem convencional, ou seja, por terreirão, essa mesma quantidade levaria em um espaço proporcional ao de capacidade da guardiola, até 20 dias para sua completa secagem.

 

“No método antigo e terreiros, tínhamos que ficar puxando para lá e para cá com rodos de madeiras, toda a produção em horários noturnos indo até as 23:00 para que pudéssemos entregar o produto no prazo para nossos compradores, isso é muito sofrido, agora com secagem por caldeiras, ou guardiolas, vamos eliminar esse trabalho noturno e diminuir o tempo de secagem dando a mesma qualidade de outrora. ” Disse Irene, que ainda relata que um técnico vindo de Rondônia é o responsável pelas instalações.

 

A secagem por meio de secadores tem a vantagem de reduzir o tempo de secagem, viabilizar a secagem em regiões úmidas e em períodos de chuvas e reduzir a interferência de condições climáticas sobre a qualidade dos cafés, porém, se mal conduzida, pode comprometer a qualidade dos grãos em relação à desigualdade de seca ou comprometer o cheiro característico do café pela impregnação de odores provenientes dos diferentes tipos de combustíveis usados para o aquecimento das fornalhas.

Fornalhas são dispositivos projetados para assegurar a queima contínua e completa do combustível em condições que permitam o aproveitamento da energia térmica liberada da combustão com o maior rendimento térmico possível. Podem ser classificadas em: fornalhas de fogo direto e indireto. 
de boa qualidade o uso de caldeira só é economicamente recomendável para os casos em vários secadores devem ser usados