“CAFÉ” Juína recebe SEAF e Secretários de Agricultura de Municípios vizinhos

Data: Quarta-feira, 13/04/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Plano de Revitalização da Lavoura Cafeeira em Juína mais uma vez foi tema de debate entre Secretários de Agricultura de Municípios vizinhos, Secretaria de Agricultura de Juína e SEAF dirigida pelo Sr. Leonardo Santos e de um analista do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social da SEAF (Secretaria Estadual da Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários) do Estado George Luiz de Lima.

A reunião aconteceu nesta quarta-feira 13 de abril nas dependências da Câmara Municipal de Juína. O objetivo do encontro é buscar alternativas para que cada Secretário de Agricultura possa criar meios de ouvir dos produtores as realidades por eles vividas na cultura do café, posteriormente definir possíveis ações e compartilhar responsabilidades no Plano de Revitalização da Lavoura Cafeeira.

O Programa de Revitalização da cultura do café dispõe de (4) linhas de força tarefa segundo George Lima, 1ª = segue na distribuição de insumos incluindo mudas, fertilizantes, e calcário, 2ª Realizar dia de campo com inclusão da Agricultura Familiar na programação, 3ª Realizar capacitações continuada para os técnicos e por último 4ª = o gerenciamento do programa.  A ideia é de traçar uma estratégia com possibilidades de contratar uma consultoria para gerenciar e monitorar o programa no estado. Finalizou Lima.

O café é uma das culturas agrícolas perenes de maior importância para o Brasil e de grande relevância para a economia de Mato grosso. O Estado já teve produção na escala de milhões de sacas por ano e ainda cultiva uma quantidade significativa comandada por milhares de famílias de agricultores, mas devido a uma série de fragilidades, entrou em decadência.

De acordo com os próprios produtores da região, os principais problemas enfrentados são: o exôdo rural, o envelhecimento, escassez mão de obra, baixo nível tecnológico, lavouras decadentes, baixo potencial genético e baixa qualidade do produto. Uma mesma movimentação nesse sentido foi organizada em todo Estado em 2013, com a participação de um efetivo maior por parte de todos os Municípios da região, mas hoje a realidade é bem caótica para o setor.

“Juína já esteve entre os maiores produtores de café de Mato Grosso e já chegou a ter o melhor café conilon do país. Nós vamos buscar agora com a mesma força e com mais intensidade, o que já buscávamos em 2013 quando tivemos em Setembro daquele ano, um grande momento de troca de ideias a fim de resgatar fortemente a cultura do café da nossa região e principalmente em Juína. Para isso contamos com a vontade e determinação de nossos cafeicultores e ainda de muita ajuda dos parceiros da SEAF, sabemos que o momento é crítico e em todos setores produtivos do País, mas temos a chance de sairmos fortalecidos nesse momento dificíl da nossa economia, somando forças e buscando alternativas. Conclui Xel Silvério.