Secretaria de Saúde de Juína e Igreja Adventista mobilizam a sociedade para Doação de Sangue

Data: Sexta-feira, 01/04/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

Juína – MT mais uma vez o Clube de Desbravadores Guardiões do Noroeste da Igreja Adventista de Juína dá uma lição de cidadania. Juntamente com equipe do banco de sangue, eles farão uma ação de mobilização quanto à doação de sangue, desde o ano de 2012, que a direção do clube mobiliza a comunidade para participar ativamente do projeto Vida por Vidas, projeto que visa conscientizar os cidadãos para o hábito de doar suprindo assim a demanda dos estoques de sangue.

Diversas vezes ao ano a comunidade é convidada através de campanhas publicitárias desenvolvidas pela prefeitura através da secretaria de saúde para convidar a população a se deslocar até o UCT banco de sangue do Município. Com o propósito de mobilizar esses voluntários, o clube faz campanhas nas rádios locais, contrata carros de som e faz distribuição de panfletos e convite pelas ruas de Juína. Em quatro, anos centenas de moradores da cidade aderiram ao projeto e se tornaram doadores regulares.

Nesse sábado dia 2 de abril ás 08:00 da manhã, se iniciará um desfile que sairá da rodoviária até o UCT no Bairro Módulo 3 com aproximadamente 80 integrantes do Clube dos Desbravadores.

No domingo de manhã na feira, eles vão estar juntamente com colaboradores da secretaria de saúde com uma tenda onde pretendem cadastrar e orientar os novos possíveis doadores de sangue.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma das principais parceiras do Hemocentro de Juína nos últimos anos.

“Ao contrário do que muitos pensam, fazer a doação não engrossa ou afina o sangue. Este ato ajuda a salvar várias vidas, devido à divisão da bolsa em subprodutos, como plaqueta e plasma. O nível do estoque de sangue está baixo visto que Juína auxilia outros municípios vizinhos. Então é de suma importância mobilizar e incentivar as pessoas para este ato”, ressalta Agostinho Bespalez Filho, Secretário de saúde do Município.