Prefeitura de Juína Realiza Força Tarefa para Readequação da Numeração Predial da Cidade

Data: Segunda-feira, 28/03/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O sistema de endereçamento postal no Brasil foi criado com objetivo de organizar, agilizar e facilitar a postagem, localização e distribuição das correspondências de forma lógica. O sistema foi criado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em maio de 1971, sendo divulgado à população em geral com a publicação do Guia Postal Brasileiro no mesmo ano. Até maio de 1992, os Códigos de Endereçamento Postal - conhecidos pela sigla CEP - de todo o Brasil tinham o formato 00000 (cinco dígitos). Na parte casos históricos estão exemplos casuísticos da implantação do sistema antigo de CEP.

Com o aumento da população, do volume de correspondências e da necessidade de criar mais códigos específicos para grandes receptores de correspondência, o sistema de CEP com cinco dígitos tornou-se insuficiente nas grandes cidades. Com isto, em maio de 1992, os Correios alteraram o formato dos códigos postais de todo o Brasil, que passaram a ter oito dígitos: 00000-000 (cinco dígitos - hífen - três dígitos), tendo essa mudança sido informada à população no mesmo ano, com a publicação do Guia Postal Brasileiro de 1992.

Em decorrência da evidente demanda da expansão urbana ocorrida na Cidade de Juína, a Prefeitura, através da Secretaria de Administração com ações diretas coordenadas pelo departamento de controle urbano, iniciou, juntamente com a orientação dos Correios o trabalho de regularização dos números das residências de toda a Cidade de Juína-MT. Esta determinação é norma expressa conforme rege as portarias nº566 e nº567, do Ministério das Comunicações que ordena o poder público a regularizar os números oficiais das residências para que não haja duplicidade dos números das casas.

Está sendo executado uma ação direta coordenada pelos técnicos do município na busca de identificar os números oficiais das residências de todas as ruas da Cidade. No caso de desornamento e duplicidade, será feita a alteração do número dessas casas para que os imóveis apresentem numeração de forma ordenada, individualizada e única, dentro das normas das leis do Ministério das Comunicações. Os residentes serão informados brevemente nos portais de comunicação da Prefeitura sobre os novos números decorrentes da alteração e terão informação sobre o prazo para atualizar o endereço nas empresas prestadoras de serviços que enviam suas correspondências.

Novas Ruas – Durante a reunião, também foi solicitada aos Correios a criação do CEP para as ruas dos imóveis construídos recentemente em Juína especificamente no Bairro Módulo 06, onde se evidencia o início de um possível desordenamento no controle e cadastramento do código postal do Bairro que ainda não constam no sistema e apresentam dificuldade no recebimento de correspondências. Segundo o Prefeito Hermes Bergamim, todo esforço será feito por parte da gestão para que se possa ter uma cidade mais organizada nas questões de localização e de identificação de área.

O plano de readequação do Município também estabelece a divisão de área da cidade em 4 quadrantes, sendo (N) para região norte, (S) para a região sul, (E) para a região leste e (W) para a região oeste. As Avenidas que servem como marco de definição são: Avenida BRASÍLIA... Avenida JK...Avenida CUIABÁ e Avenida MATO GROSSO.

A Prefeitura de Juína comunica a população de que há uma empresa de confecção de placas oferecendo o respectivo serviço à população, mas que não existe nem um vínculo com a mesma. A empresa em questão obteve informações junto ao banco de dados da Prefeitura onde consta todo detalhamento da alteração predial, informamos ainda que este banco de dados está disponível a toda população na sede da Prefeitura Municipal de Juína.