Prefeito de Juína Hermes Bergamim se reuniu com produtores de suínos da Cidade para discutirem sobre a implantação de um abatedouro de suínos no município

Data: Terça-feira, 15/03/2016 00:00

Na manhã dessa teça feira 15 de Março de 2.016, o Prefeito de Juína Hermes Bergamim se reuniu com produtores de suínos da Cidade para discutirem sobre a viabilidade da implantação de um abatedouro de suínos no município.

O objetivo do encontro foi apresentar alternativas para implantação de um abatedouro de carnes de suínos, em nosso município, considerando os aspectos de logística, viabilidade econômica, capacidade de abate e mediante a boa demanda de consumo na Cidade. Dar-se-á sobre animais/dia, modelo de gestão, certificação, além do aperfeiçoamento e discussão de modelos para tirar algumas atividades de abate da informalidade.

Os produtores demonstraram amplo interesse na implantação do abatedouro, porém, apresentaram as dificuldades existentes, na questão burocrática, tais como, da criação de um condomínio entre os mesmos para buscarem os recursos que segundo informaram a Cidade de Juína hoje tem em média 470 animais abatidos mês quando a demanda exige o dobro disso, com a capacidade de consumo de mais de mil cabeças. Entre outros é evidente que existe as dificuldades referente as licenças ambientais, a disponibilidade de um médico veterinário, os desafios nas vendas dos subprodutos. A sugestão dos produtores é que a prefeitura possa auxiliar na questão dos meios burocráticos na questão da legalização.

O Prefeito Hermes Bergamim se colocou totalmente à disposição para buscar viabilidade para a realização dos projetos, buscando assim, alternativas concretas para a construção deste abatedouro.

Ficou definido que, a Prefeitura Municipal, vai ouvir a classe e no que for necessário e estiver ao alcance da gestão, os produtores terão total apoio sobre o empreendimento.

Os produtores já buscaram parceria financeira com o SICREDI onde foram muito bem recebidos e tiveram a orientação de que serão necessários pelo menos 10 associados para a busca do crédito. O valor estimado para a implantação do projeto segundo os produtores é de aproximadamente R$ 2 milhões de reais.

Participaram da reunião, os produtores Célio savizuk, Adelto Zonta, Amarildo Brugnera, Valdeir Silva, além do Secretário de Agricultura Xel Silvério e o médico veterinário do Município, Jeferson Fogaça.