Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Entenda o Serviço de Regulação Municipal de Saúde em Juína

Data: Quinta-feira, 18/02/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

O serviço de Regulação Municipal, implantado pela Secretaria de Saúde de Juína, tem o papel de orientar o fluxo de atendimento, facilitar a realização das consultas especializadas dentro e fora do município e os exames de média e alta complexidade, solicitados pelos profissionais da saúde. Além de estabelecer o fluxo para o transporte dos pacientes e disponibilizar a melhor alternativa assistencial ao cidadão de forma equânime justa.

 

A ação regulatória corresponde ao trabalho de levantamento e distribuição de cotas de procedimentos realizados pelos estabelecimentos executantes para os estabelecimentos solicitantes, o processo de autorização e encaminhamentos de consultas especializadas, tudo sob a análise e o discernimento do profissional regulador.

 

Quando o usuário passa por consulta em sua Unidade de Saúde, caso o profissional de saúde que o atendeu achar necessário encaminhá-lo a um especialista ou solicitar exames, esta solicitação será enviada à Central de Regulação, que fica no Prédio da Prefeitura que, em seguida, será avaliado por um profissional autorizador mediante protocolos estabelecidos anteriormente. Logo após, a própria Central se encarregará de fazer contato com o usuário, comunicando a data da consulta ou do exame agendado.

 

Por meio dos serviços da Central de Regulação, esses agendamentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através da Secretaria Municipal de Saúde, são determinados de acordo com as necessidades dos usuários, monitorado a relação de oferta e demanda, de acordo com os parâmetros populacionais estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

 

Em Juína, o número de encaminhamentos em Janeiro aumentou consideravelmente em relação ao mesmo mês em 2015. Somente se tratando de exames, em janeiro do ano passado haviam sido encaminhadas 67 pessoas para atendimento especializado em outros municípios, sendo que em Janeiro deste ano já foram 168 pessoas direcionadas para fora do município para receberem atendimento de especialistas em áreas não supridas em Juína. Ao todo, entre consultas, exames e cirurgias, foram 378 encaminhamentos somente em Janeiro.

 

Todas as quartas feiras e domingos, o Serviço Municipal de Regulação encaminha um ônibus para levar gratuitamente os pacientes aos locais onde serão atendidos. Há ainda um microônibus que faz esse trajeto no caso de lotação do ônibus, ressaltando, que caso a demanda seja superior ao espaço nos veículos disponibilizados pela Secretaria de Saúde, a Regulação disponibiliza ainda, passagens em empresas locais para os pacientes.

 

Como os atendimentos especializados ocorrem quase que em sua totalidade na capital do Estado, a Prefeitura mantém em Cuiabá, uma casa de apoio para o repouso dos pacientes, além de profissionais e veículos à disposição para realizar o transporte das pessoas até as diversas clínicas que realizam o atendimento.

 

É preciso reconhecer o esforço despendido pela equipe da Secretaria de Saúde em oferecer todo o suporte necessário aos usuários do Centro de Regulação Municipal.