MUNICÍPIO DE JUÍNA AVANÇA NAS AÇÕES DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Data: Sexta-feira, 12/02/2016 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

As fortes chuvas que atingiram o município de Juína na madrugada do dia 04 de fevereiro danificaram cerca de 20 pontes na área rural, sendo que três foram completamente destruídas. Juína possui 4.200 km de estradas na área rural e diversas localidades foram afetadas. Estima-se que mais de 1.500 pessoas estão em áreas isoladas. Prejuízo também para o escoamento do leite e da lavoura produzidos na região.

Para assessorar o município na decretação de situação de emergência, uma equipe da Defesa Civil Estadual se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, com os Secretários Municipais e assessores das áreas jurídica, contábil e de convênios da Prefeitura. Durante a reunião, o major BM Washington Duarte, coordenador de resposta e reconstrução da Defesa Civil Estadual, apresentou o Sistema de Defesa Civil e falou da necessidade da criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e do levantamento de prejuízos causados pela chuva no município. Segundo o major Washington, Juína tem 10 dias para decretar situação de emergência contando da data do evento que ocasionou o desastre.

“Temos até o dia 13 para encaminhar o processo para o reconhecimento federal. É o primeiro passo para garantir os benefícios legais, como dispensa de licitação para atendimento da situação emergencial, por exemplo, ou mesmo para solicitar recursos federais que possibilitem a reconstrução de obras danificadas pelas enchentes”, explicou o major.

A assessoria oferecida pela Defesa Civil Estadual possibilitou o acesso do município ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID, administrado pelo Ministério da Integração Nacional. Com o acesso ao S2ID, o responsável municipal pelas ações de Defesa Civil vai  enviar os documentos para registro e reconhecimento de desastres, solicitar recursos federais e realizar a prestação de contas dos recursos disponibilizados.

Nesse trabalho conjunto, a Prefeitura também já fez a solicitação do Cartão de Pagamento de Defesa Civil junto ao Banco do Brasil. O cartão é um meio de repasse imediato de recursos para resposta ao desastre. Outro avanço será o encaminhamento da criação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para aprovação do legislativo.

Para o sargento BM Wagner Soares, um dos representantes da Defesa Civil que está auxiliando na ação, os avanços e encaminhamentos vão garantir que o município de Juína esteja mais preparado para resistir, absorver e se recuperar dos efeitos de um desastre ou acidente que possa ocorrer, e não apenas neste evento específico. “Isso é resiliência”, finalizou o sargento Wagner.