Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

Redução de recursos do FPM para os próximos meses preocupa gestores municipais

Data: Sexta-feira, 11/12/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

Juína e os demais municípios deverão se preparar par maiores reduções no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), segundo o Tesouro Nacional. A previsão do repasse federal de janeiro e fevereiro de 2016 não é nada animador para a cidade que já carece da escassez de recursos federais que têm diminuído.

 

A própria Confederação Nacional dos Municípios, já vinha alertando os gestores municipais para esse quadro. A entidade salientou, por diversas vezes, que as estimativas de repasses eram otimistas demais, uma vez que o país atravessa grave crise econômica com baixo crescimento e inflação alta. A estimativa do Tesouro divulgada em novembro indicava que o FPM de dezembro seria 8,2% menor, já os novos números preveem que a queda será de 12,5%. 

 

Mais especificamente, segundo o Tesouro Nacional, para o início de 2016, a previsão foi de nova redução nos repasses de janeiro e um pequeno aumento em fevereiro, em comparação com 2015. Segundo os dados, para janeiro é esperado forte impacto negativo de 17,2% e para o mês de fevereiro a estimativa sinaliza crescimento de 3,8%. 

 

A partir da divulgação dos dados da STN, os gestores municipais necessitam  de todo cuidado e prudência na execução das despesas, uma vez que a receita está estagnada e ainda se tratar de ano onde são realizadas as eleições municipais.