Secretaria de Agricultura de Juína participa da “Rota do Café” realizado em Colniza

Data: Quinta-feira, 10/09/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nos dias 1 e 2 de setembro de 2015, a Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente de Juína - MT participou do encontro “Rota do Café”, organizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária – SEAF. O programa ''Rota do Café'' iniciou-se em Colniza – MT, percorrendo os municípios de Cotriguaçú, Rondolândia e Nova Bandeirantes. Segundo o Secretário de Estado Sr. Suelme Evangelista Fernandes, esse programa tem como objetivo principal a promoção e incentivos para a implantação e melhoramento do parque cafeeiro com variedades clonal que fortalece a cadeia produtiva nos municípios com perfil para cultivo dessa cultura, nesse sentido o Secretário de Estado reuniu-se com todas as lideranças do setor produtivo, como agricultores, associações, cooperativas, prefeitos e secretários de agricultura pertencentes à Rota do Café.

A prefeitura Municipal de Colniza está apoiando a iniciativa de implantação do café Clonal, pois a iniciativa fortalece a produtividade gerando renda na Agricultura Familiar do Município.

A Secretaria de Agricultura de Juína se fez presente nesse importante evento, na busca de inserir o nosso municipio junto a essa importante iniciativa do Governo do Estado, através da SEAF. Pois o café clonal é uma técnica desenvolvida pela Embrapa de Rondônia-RO, que reproduz uma planta de café especial conservando todas as suas características produtivas com resistência e tolerância ao ataque de pragas e doenças. Facilitando assim a formação de lavouras homogêneas de alta produtividade. Esta técnica responde com uma produtividade quatro vezes maior do que a convencional que estão sendo cultivada no Mato Grosso.

Na oportunidade o Secretário de Agricultura de Juína Xel Silverio realizou a entrega de documentos cobrando demandas de ações para desenvolvimento da Agricultura Familiar do Município de Juína ao Secretário de Estado de Agricultura Familiar.