Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

De 15 de julho a 15 de setembro fica proibido em Mato Grosso o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas

Data: Sexta-feira, 24/07/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

 

O período proibitivo para as queimadas teve seu inicio no ultimo dia 15 e segue até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas, conforme Decreto nº 191, publicado no Diário Oficial de Mato Grosso. Nas áreas rurais, utilizar fogo para limpeza e manejo nas áreas é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com multas que podem variar entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil (pastagem e agricultura) por hectare. Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza do quintal é crime o ano inteiro. As denúncias podem ser feitas na ouvidoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema): 0800 65 3838, no 193 do Corpo de Bombeiros ou diretamente na secretaria municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. 

De 1º de janeiro a 15 de julho, já foram registrados 5.664 focos de calor, valor 7,5% menor que o mesmo período do ano passado, que teve 6.127 focos. Nos anos de 2013 e 2012, por exemplo, foram registrados 4.345 e 4.580 focos, respectivamente, valores 23% e 19% menor. Mas o percentual mais significativo ocorreu em relação a 2011, quando foram registrados 2.825 focos de calor, ou seja, 50% a menos que este ano. 

O ranking dos 20 municípios com mais focos de calor permanece praticamente o mesmo nos últimos cinco anos. Entre os que despertam preocupação estão: Nova Maringá, Feliz Natal, Querência, Nova Ubiratã, Sapezal, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Brasnorte, Santa Carmem, Nova Mutum, São Félix do Araguaia, Sorriso, Tapurah, São José do Rio Claro, Marcelândia, Porto dos Gaúchos, Tangará da Serra, Ribeirão Cascalheira, Vera e Tabaporã. O bioma mais atingido é a Amazônia, onde se concentram 3.499 focos de calor, seguido pelo Cerrado, com 2.072 focos e 93 no Pantanal. 


Queimadas x foco de calor 

A relação queimada e foco de calor não é direta, pode haver uma grande área de queimada com vários focos de calor ou pequenas áreas de queimada identificadas como um foco apenas. Focos de calor é uma expressão utilizada para interpretar o registro de calor captado na superfície do solo pelos satélites. Qualquer temperatura registrada acima de 47°C é registrada, o que não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio. Já a queimada é uma antiga prática agropastoril ou florestal que utiliza o fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar pastagens, mas que deve ser autorizada pela Sema (fora do proibitivo). Os incêndios florestais consistem no fogo sem controle que incide sobre a vegetação, provocado pelo homem (intencional ou negligência) ou de causa natural, como raio solares, por exemplo.