Inscrições para conselheiros tutelares seguem até dia 10 de julho em Juína

Data: Sexta-feira, 26/06/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

As inscrições para conselheiros tutelares seguem até dia 10 de julho em Juína. São cinco vagas para o Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar 2016/2019. Todo o processo é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalização do Ministério Público, mediante as condições estabelecidas no edital 001/2015 publicado no Diário Oficial.

O cidadão que desejar se candidatar à função de conselheiro tutelar deverá atender a diversos requisitos, que estão no edital. Entre eles, ser pessoa reconhecida de idoneidade moral comprovada por folhas e certidões de antecedência cíveis e criminais; Idade superior a vinte e um anos, residir no município há pelo menos 1 ano dentre outras estabelecidas pelo edital.

O processo de escolha do conselheiro tutelar será realizado em três etapas, que é a inscrição do candidato; a prova de reconhecimento sobre a Lei Federal nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) atualizada pela Lei Federal 12.696/12 e Lei Complementar nº 226 de 9 de setembro de 2013; avaliação psicológica e por fim a escolha dos candidatos por meio do voto, que será em 4 de outubro de 2015.

Entre as principais funções do conselheiro tutelar é atender crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas em leis, além de atender e aconselhar pais ou responsáveis, aplicando as medidas previstas e promover a execução de suas decisões, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, entre outros.

Outras informações no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente localizado na Travessa Emannuel, 605 - telefone (66) 3566-8309.

EDITAL DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD ABAIXO