MUNICÍPIO DE JUÍNA REALIZA DESCARTE DE PNEUS VELHOS OBEDECENDO NORMAS DO CONAMA

Data: Sexta-feira, 17/04/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

Um dos grandes desafios das Prefeituras e empresários do ramo de pneus, são dar a destinação correta aos pneus inservíveis que são produzidos todos os dias no país, disse o secretário de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente Xell Silvério.

Os principais problemas enfrentados são os custos de transportes e reciclagem dos pneus. O transporte de pneus velhos até as empresas de reciclagens esbarra na maior de todas as dificuldades que é a Logística, tendo em vista não só a dimensão continental do nosso país e também o nosso estado, que é muito grande.  Diferente de outros países onde a atividade é subsidiada e a empresa tem isenções tributárias, aqui no Brasil são cobrados impostos como: ICMS para transportar pneus velhos e ISS como tributação dos pneus. Mesmo sem ter nenhum benefício tributário, as empresas precisam fazer a sua parte para preservar o meio ambiente. De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), é obrigação dos fabricantes e importadores, recolher todos os pneus usados para evitar que fiquem jogados na natureza.

A Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente do município de Juína constituiu parceria com algumas empresas do ramo de reciclagem de pneus que recolhem periodicamente os pneus que são juntados no nosso município. Há uma grande cobrança do poder público Municipal para com os empresários de Juína do ramo de pneus que são: os borracheiros, revenda de pneus, recauchutadoras de pneus, etc.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura (SAMMA) em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), já surtiu resultados positivos no nosso Município. Na gestão Hermes Bergamim no ano de 2014 e 2015, já carregou mais de 30 carretas com pneus inservíveis que são utilizados em fornos como substituto parcial de combustíveis e como fontes de energia, e a reciclagem por meio de fabricação de borracha moída em diferentes granulagens, com separação e aproveitamento do aço. Pneus abandonados ou expostos na natureza inadequadamente constituem passivo ambiental que resulta em sério risco à saúde pública e ao meio ambiente, finalizou Xell Silverio.