SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JUÍNA PARTICIPA DO 1º FÓRUM DE AVALIAÇÃO DO COMFOR

Data: Quarta-feira, 15/04/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Secretário Municipal de Educação de Juína Professor Ericson Leandro participa no Hotel Fazenda Mato Grosso, do 1º Fórum de Avaliação dos cursos do Comitê Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR). O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), tem por objetivo discutir aspectos relevantes da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada, através da percepção dos atores envolvidos. O resultado destas discussões contribuirá para a melhoria na Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Além da UFMT, a Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) também participam do Fórum. A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, professora Maria Lúcia Cavalli Neder, ressaltou a importância das políticas desenvolvidas pelo governo federal visando o apoio às formações inicial e continuada nos Estados, “porque a formação, tanto a inicial quanto a continuada, constitui-se uma das principais variáveis no processo de qualificação dos professores da Educação Básica, sobretudo a infantil e as séries iniciais”.
A reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso, professora Ana Maria Di Renzo, também destacou a importância desse momento de avalição do processo de formação, que já vem ocorrendo há algum tempo no Estado de Mato Grosso. Segundo ela, esse levantamento possibilitará a construção de um retrato fiel do que se tem feito no Estado no que tange à formação docente. “Queremos oferecer uma formação sólida aos nossos professores e futuros professores, para que tenham uma atuação eficaz no magistério, tanto do ponto de vista pedagógico, quanto do ponto de vista do conteúdo, dando-lhes condições de contribuir de forma contundente para a melhoria da qualidade da educação básica no Estado de Mato Grosso”, finalizou a reitora. O superintendente de Formação da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Altair Rodrigues Rondon Filho, lembrou que a obtenção de bons resultados na Educação básica está diretamente relacionada a uma formação inicial de qualidade, bem como uma formação continuada eficaz. “Nós estamos atentos às demandas da sociedade, por isso o resultado deste Fórum é de fundamental importância para embasar o Estado na elaboração das políticas educacionais que se fizerem necessárias, o foco é melhorar a proficiência do magistério, refletindo positivamente nos índices educacionais do Estado”, avaliou o Superintendente.

Saiba mais
A Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, instituída em 2009 como dever do Estado e como produto do debate acadêmico e dos apelos da sociedade organizada, coloca-se tanto no plano da reco textualização pedagógica da política oficial, quanto da melhoria da formação inicial e continuada de professores (presencialmente e a distância), que deve visar à valorização e a melhoria das condições de formação sólida intelectual, científica, cultural e humana dos profissionais da educação. Nesse contexto, a Universidade Federal de Mato Grosso, considerando o atendimento às políticas públicas de educação, às Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), tem ofertado, ao longo dos seus 45 anos, formação continuada a profissionais do magistério como expressão de uma política institucional articulada à educação básica, às políticas e diretrizes estaduais e municipais.
A UFMT concebe as formações inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva da preparação e do desenvolvimento de profissionais para funções de diferentes modalidades educativas por meio de sólida formação, que envolve o domínio de conteúdos específicos e metodologias apropriadas, empregando diversas didáticas, linguagens, tecnologias e inovações, contribuindo para ampliar sua visão de mundo e sua atuação como futuro profissional da Educação.
Tendo aderido ao Sistema Nacional de Formação em 2011 e constituído o Comitê Gestor Institucional (COMFOR-UFMT) em fevereiro de 2013, a instituição ofertou naquele ano 16 cursos, sendo dez no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, e seis no da Secretaria de Educação Básica/MEC. No ano de 2014, mais 10 cursos, em diferentes níveis (extensão, aperfeiçoamento e especialização), atenderam à demanda dos profissionais da Educação.