JUÍNA PLEITEIA RECURSOS EM BRASÍLIA PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO LAR DOS IDOSOS

Data: Segunda-feira, 02/03/2015 00:00
Fonte: Assessoria de Imprensa

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INCIARÁ CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DO LAR DOS IDOSOS DE JUINA.

O lar do Idoso será um espaço para moradia, alimentação, endereço de referência, condições de repouso, espaço de estar e convívio, guarda de pertences, lavagem e secagem de roupas, banho e higiene pessoal, vestuário e pertences. Acessibilidade de acordo com as normas da ABNT.

O Lar do Idoso de Juína proverá o acolhimento para até 40 idosos, com 60 anos ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência. As pessoas acolhidas devem ser residentes do Município de Juína há pelo menos 10 anos e não possuir bens móveis ou imóveis em seu nome.  A natureza do acolhimento deverá ser provisória e excepcionalmente de longa permanência e quando esgotadas todas as possibilidades de se auto sustentar e convívio com os familiares, que tenham vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

O serviço de acolhimento dos idosos poderá ser acessado no CREAS através do Serviço de Proteção Social de Alta Complexidade, via análise de equipe multiprofissional,  para relatar as necessidades e graus de dependência individual de cada idoso. Deve assegurar a convivência com amigos e pessoas de referência de forma contínua bem como o acesso às atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer na comunidade.

As normas e rotinas dos serviços ofertados da unidade deverão seguir as normas da Vigilância Sanitária devendo ser assegurado o atendimento de qualidade e personalizado.

Os idosos que residirão no lar, assinarão contrato de prestação de serviços com a unidade e contribuirão com 70% do valor recebido de seu benefício para a manutenção do abrigo e dos serviços a eles oferecidos, tais como; alimentação, vestuário, medicamentos e atividades de lazer.

O projeto para a  construção têm 800m2 de área, situará na Avenida das Andorinhas, Módulo 4, ao lado da AJOPAM, local onde residem atualmente.

Fontes: Rubia Martins – Assistente Social e Claudio Diniz – Coordenador CREAS