PREFEITO CAREQUINHA SE REÚNE NO CONGRESSO NACIONAL PARA DEFENDER OS MADEIREIROS DE JUÍNA E REGIÃO

Data: Quarta-feira, 11/02/2015 00:00

O prefeito Carequinha e o Secretário de planejamento de Juína Robson Amorim, participam na tarde dessa quarta feira no Congresso Nacional de reunião na comissão do meio ambiente para tentar conseguir a revogação da portaria 443/2014 do Ministério do Meio Ambiente, publicada em dezembro do ano passado, que proíbe a coleta, corte, transporte e o armazenamento da Itaúba, Garapeira, Jatobá, Cerejeira, Jequitibá e Cedro, por risco de extinção das espécies.

Segundo Prefeito de Juína Carequinha que foi recebido pela bancada federal do Estado, a extinção das espécies em Mato Grosso será contestada. Disse ainda, que o governador do Estado, Pedro Taques (PDT), já solicitou à Secretaria de Meio Ambiente (Sema) uma pesquisa indicando a situação de cada uma das espécies apontadas pelo MMA.

Em nota encaminhada à imprensa, Taques afirma que se os relatórios comprovarem que as espécies não estão em extinção, ele irá com os documentos em mãos ao Ministério, afim de que a portaria seja revogada ou readequada.

“O setor madeireiro da nossa região e principalmente de Juína. depende desse tipo de matéria prima para sobreviver”, disse Carequinha, que alertou sobre uma possível demissão em massa e queda na economia local, “algo muito preocupante para nossa população ressalta”.

“A divulgação da portaria foi uma surpresa para o setor que agora está de mãos atadas. A portaria precisa ser revista o quanto antes. Foi um golpe muito forte, mas a nossa bancada em Brasília já se mobilizou e o governador se mostrou preocupado com a questão”, assegurou Robson Amorim Machado, Secretário de planejamento de Juína.

Geraldo Bento, presidente do Centro das indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), que também se encontra em Brasília com o Prefeito Carequinha e o secretário Robson, defende a revogação da portaria. Ele alerta que o setor enfrenta uma situação bastante crítica na base florestal em razão da portaria lançada pelo MMA.