EM JUÍNA, É SANCIONADA A LEI QUE CRIA A PRIMEIRA BIBLIOTECA EXCLUSIVAMENTE INFANTIL

Data: Terça-feira, 23/06/2020 12:16

A missão em transformar Juína em uma Cidade Educadora, ganha mais uma importante aliada, trata-se da primeira biblioteca exclusivamente infantil “Chalezinho da Leitura”, que teve sua lei de criação sancionada na manhã de hoje, 23 de junho, pelo Prefeito Altir Peruzzo e autoridades.  A biblioteca que será instalada na Praça da Bíblia é parte integrante do programa Cidade Educadora que conta com o financiamento do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho, bem como do apoio da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Juína

A Biblioteca tem com missão promover a leitura nos primeiros anos de vida da criança, oportunizando o acesso aos livros através da ludicidade integrando conhecimento, recreação, informação e interação necessária ao ato de ler. Além disso, atuará de forma integrada com a rede municipal de Centros de Educação Infantil na realização de projetos e atividades de fomento á alfabetização na idade certa, promoção da literatura infantil e democratização do acesso ao livro para o público infantil de todo território municipal incluindo áreas rurais, indígenas e urbanas de difícil acesso.

A Biblioteca terá suas ações norteadas pelas metas do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e do Plano Municipal de Educação. Além disso, suas ações estarão alinhas à Agenda 2030 da ONU e aos princípios da carta de intenções da rede Internacional de Cidades Educadoras da qual Juína é signatária.

Conheça o projeto no link abaixo:

Juína e seu reconhecimento Nacional pela Leitura

Em 2019  o programa "Arte, Leitura e Cultura: uma bela mistura" foi eleito pelo Governo do estado de São Paulo como um dos 15 melhores da América Latina e apresentado na cerimônia de abertura do 11º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas, que aconteceu em São Paulo.

Ainda em 2019, também em São Paulo, Juína conquistou um dos dez selos do Prêmio Instituto Pró-Livro – IPL 2019, criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que busca iniciativas exitosas no campo de formação de leitores e desenvolvimento da leitura em todas as regiões do País.

Atualmente, o programa de leitura de Juína é um dos dez  finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia.

Em 2018, Juína recebeu da ONG RECODE do Rio de Janeiro o reconhecimento nacional por ter conquistado o segundo lugar no ranking das dez Bibliotecas brasileiras que atingiram os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.

Também em 2018, Juína foi reconhecida pelo extinto Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação através do PNLL - Plano Nacional, do Livro e Leitura, por ser o segundo município do país a conquistar o PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, onde destina-se recursos financeiros e humanos para este segmento.