Prefeitura de Juína

NOTÍCIAS

VER TODAS

JUÍNA EFETUA SUA PRIMEIRA COMPRA EXCLUSIVA DE LIVROS DE AUTORES MATO-GROSSENSES

Terça-feira, 26/05/2020 12:16
DEPARTAMENTO DE CULTURA

A prefeitura de Juína acaba de receber os exemplares de sua primeira compra exclusiva de livros de autores mato-grossenses e torna-se o primeiro município do Mato Grosso a implantar mecanismos de valorização dos autores locais e regionais. Ao todo são 220 livros, sendo 22 títulos de 13 autores do estado que serão divididos entre às bibliotecas pertencentes ao Sistema Municipal de Bibliotecas, recém-criado pela prefeitura, comporto por bibliotecas públicas, escolares e comunitárias.  Uma segunda compra está prevista para o segundo semestre deste ano onde outros autores serão contemplados.

 

Este formato de aquisição foi garantido pelo Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PMLLB aprovado pela lei 035/2018 e também pela Política Municipal do Livro aprovada pela lei municipal 1.898/2019 que garantem recursos financeiros para o incentivo à produção editorial local e o  desenvolvimento da economia do livro no município de Juína. Além disso, com a aprovação destas duas leis, passa ser obrigatória a aquisição anual de livros de autores e escritores mato-grossenses ou residentes no estado.

 

Segundo o secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza, a lei da Política Municipal do Livro foi originada a partir de um diálogo com os escritores e imortais da Academia Mato-grossense de Letras - AML, Luciene Carvalho e Eduardo Mahon, ainda em 2019.

 

“Há quase um ano,  a escritora Luciene Carvalho, primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras (AML) esteve em Juína onde foi homenageada em nosso Sarau. .  Após a homenagem, Luciene nos questionou sobre as nossas políticas de incentivo e valorização dos escritores locais e regionais. E foi a partir daquele momento que identificamos que era urgente e necessário uma lei específica para este segmento. Com o apoio de Eduardo Mahon, também escritor e membro da AML, recebemos orientações e assessoria para criação de uma legislação exequível e inovadora que hoje torna-se realidade”, destacou o secretário.

 

Confira a lista de livros

 

TÍTULO DA OBRA

AUTOR

Pó de Serra

Marli Walker

Apesar do Amor

 

Doce de Formiga

Marta Cocco

 

Não Presta Pra Nada

Sabichões

Conferencia no Cerrado (Infanto-Juvenil)

Cristina Campos

 

Bicho Grilo

A gente era obrigado a ser feliz

Eduardo Mahon

 

O Homem Binário

Contos Estranhos

História do Mato Grosso

Elizabeth Madureira Siqueira

 

Cuiabá: de vila a metrópole Nascente

O Menino Órfão e o Menino Rei

Ivens Cuiabano Scaff

 

Uma Maneira Simples de Voar

Asas de Ícaro

Dona

Luciene de Carvalho

O Passo do Instante

Lucinda Persona

Entraves

Divanize Carbonieri

A!Po!Ca!Ali!Psiu!

Antônio Carlos Lima

Acordes para uma menina

Marilza Ribeiro

Bia, Tata e Ritinha: Cabelo Ruim

Neusa Batista Pinto

Sabiapoca: ou canção do exílio sem sair de casa

 

 

 

Aclyse Mattos

TÍULOS DESERTOS NA LICITAÇÃO

Fragmento da Alma Mato-Grossense

Ivens Cuiabano Scaff

 

 

Insânia

Luciene Carvalho

 

Entre uma Noite e Outra

Lucinda Persona

 

Participaram do processo licitatório as empresas:

EDITORA TANTATINTA LTDA e GM COMERCIO DE LIVROS EIRELI ME