PROFISSIONAIS DE SAÚDE SE REÚNEM PARA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE CORONAVÍRUS

Data: Segunda-feira, 16/03/2020 08:18
Fonte: Juína News

A vigilância em saúde do município de Juína, no Mato Grosso, realizou um encontro para debater com profissionais da saúde o assunto que tem deixado os brasileiros e as autoridades preocupados – o Coronavírus. O encontro aconteceu na tarde da última sexta-feira, 13, na sede da prefeitura da cidade e vários profissionais como médicos, enfermeiros, e responsáveis técnicos do município, tanto do setor público como privado participaram.

A coordenadora da vigilância em saúde, enfermeira Ágata Barbosa avaliou a participação dos profissionais como positiva e participativa e que a temática central abordada durante o encontro foi a de nivelar as informações acerca do Coronavírus no mundo, Brasil, mas também a nível de estado e operacionalizar a demando de fluxo em possíveis casos que possam surgir no município.

A enfermeira Ágata Barbosa destacou que em casos de suspeitas ou sintomas parecidos com a da doença, o paciente deverá procurar a Atenção Primaria a Saúde, lá ele passará por uma coleta do exame e se tiver indicação de ser hospitalizado ele será encaminhado para um hospital do município, ou havendo uma recomendação de isolamento domiciliar, voltará para sua residência e permanecera isolado, tudo documentado como prioriza o Ministério da Saúde. Em caso de sinais de gravidades e obedecendo o Plano de Contingencia Estadual, o paciente será encaminhado para o hospital de referência do Estado, o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (CERMAC), ficando então isolado.

Os sintomas da doença

Conforme o Ministério da Saúde, os sintomas e sinais são de uma gripe, como também o contato com a pessoa confirmado com coronavirus ou vindo de viagens internacionais nos últimos 14 dias. Vale destacar ainda como sintomas do covid-19: a febre, coriza, tosse, dor de garganta e a dificuldade de respiração nasal.

A coordenadora ainda orienta os juinenses que viajaram para países ou cidades daqui do Brasil e que está tendo caso confirmado de coronavírus, que percebam se tem algum sintoma ou sinal de gripe e procurem a Atenção Básica e comunique que esteve viajando nos últimos 14 dias para uma região que teve caso confirmado de Covid-19.

Ágata Barbosa ainda esclarece que em Juína não há nenhum caso de Coronavirus suspeito ou confirmado, assegurando assim a tranquilidade dos moradores.

O pânico da população

Segundo a enfermeira Ágata Barbosa pelo fato da doença ser nova e as pessoas ainda não estarem tão munidas de informações, que não é preciso entrar em um estado de pânico, mas apenas estarem atentos as prevenções como não ficar em ambientes de muita aglomeração, lavar as mãos constantemente e fazer uso da etiqueta respiratória: ao tossir ou espirrar utilizar a parte do antebraço e evitar coçar os olhos sem lavar as mãos.