EM JUÍNA, CULTURA E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA OFERTAM CICLO DE CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E JORNALISMO

Data: Quarta-feira, 12/02/2020 13:32
Fonte: Casa da Cultura

Inscrições abertas pelo formulário de inscrição disponível mais abaixo

Visando atender à demanda dos trabalhadores e das trabalhadoras da área de comunicação do segmento da “Economia Criativa”, o Departamento de Cultura de Juína e a Assembleia Social – braço social da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso (ALMT) – selaram uma parceria para capacitação gratuita nas diversas áreas da comunicação, com ênfase no Jornalismo.

O primeiro curso livre já ocorre nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, com o tema Técnicas para Mídias Sociais. Serão 10 cursos e os participantes receberão certificados por módulo ou pelo curso completo, em caso de participação de ao menos 70% das temáticas. Pela parceria, a AL Social fornece os professores (servidores da ALMT especializados nos assuntos) e o Departamento de Cultura, a logística e o espaço.

As inscrições já estão abertas, por meio https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPmHNW6a5a4dHlgQwywVC-eUMZnc0Tf8WedxLRNjvZBw4FHQ/viewform Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para trabalhadores dos veículos de imprensa de Juína e região, 10 para assessores de imprensa dos órgãos públicos de Juína e região e 10  para membros dos conselhos municipais de controle social de Juína.

Confira a grade de conteúdos e datas de realização de cada curso:

MÓD

TEMA

MÊS

01

Técnicas para Mídias Sociais

29 FEVEREIRO

01 MARÇO

02

Língua Portuguesa e a norma culta: dicas e principais erros

28 e 29

03

Redação Jornalística e Gêneros Jornalísticos (destaque à Notícia e à Reportagem)

18 e 19

04

Radiojornalismo e produção de podcast

16 e 17

05

Produção audiovisual e Telejornalismo

13 e 14

06

Técnicas de edição de vídeo

18 e 19

07

Técnicas de Fotojornalismo (inclusive com smartphones)

22 e 23

08

Jornalismo Online

19 e 20

09

Assessoria de Imprensa e Jornalismo Institucional

17 e 18

10

Ética no Jornalismo, entidades representativas e direitos trabalhistas

28 e 29

A realização de capacitação em Comunicação é uma demanda apresentada pelos trabalhadores da imprensa durante os fóruns e as audiências públicas realizados para o levantamento de metas que compõem o Plano Municipal de Cultura de Juína, aprovado pela lei 1859/2019.

No referido Plano de Cultura, ficou garantido no programa estratégico das “ECONOMIAS CRIATIVA E SOLIDÁRIA” a meta 14.4: “Fomentar, apoiar e incentivar a realização de cursos, palestras e workshops profissionais de comunicação e suas modalidades: redação e jornalismo, texto publicitário, oratória, formação de repórter, produção radiofônica e televisiva, mídias sociais e áudio e vídeo”.

“Democratizar o acesso à capacitação na área da mídia possibilita o aumento do conhecimento e potencializa o alcance de impactos positivos e duradouros sobre a Educação, a prosperidade econômica, a inclusão social e a proteção ao meio ambiente, conduzindo-nos a uma nova era de paz e desenvolvimento sustentável”, vislumbra o secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza.

Segundo o secretário-adjunto, a iniciativa contribui com o ODS 16 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em que a Cultura de Juína tem suas ações alinhadas desde 2018.

Em 2019, o Departamento de Cultura e a Assembleia Social (que também é gestora do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros) já realizaram o curso livre ‘Técnicas de Jornalismo Cultural”, com a participação de 23 comunicadores de Juína e região, que atuam em empresas públicas e privadas ou em veículos de comunicação.

Faça sua inscrição agora pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdPmHNW6a5a4dHlgQwywVC-eUMZnc0Tf8WedxLRNjvZBw4FHQ/viewform. Mais informações, pelo telefone (66) 3566-1476 ou pelo e-mail: juina.cultura@gmail.com