Prefeitura de Juína

NOTÍCIAS

VER TODAS

EM JUÍNA, ALLAN KARDEC LANÇA EDITAL QUE DESTINA RECURSOS DA CULTURA PARA AS PREFEITURAS

Terça-feira, 04/02/2020 11:30
DEPARTAMENTO DE CULTURA

O secretário de estado da Cultura, Esporte e Lazer, Prof. Allan Kardec Benitez, lançou na manhã de hoje, 04 de fevereiro, em Juína, o edital “MT Afluentes “ que destinará R$ 900 mil reais de recursos específicos para contemplar projetos culturais dos municípios mato-grossenses. Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil.

Durante sua fala, Allan Kardec enfatizou que o edital é um marco para a Cultura em todo estado pois valoriza as ações e os projetos culturais desenvolvidos pelas prefeituras. Ele defendeu a descentralização dos recursos como uma forma de fortalecer a gestão da cultura e ampliar o acesso às artes e manifestações culturais para a população de todas as regiões do estado.

Ao todo serão contemplados 18 projetos culturais das diferentes linguagens artísticas e áreas temáticas (entre elas Culturas Populares e Tradicionais, Cultura LGBTQIA, Culturas Negras, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Culturas Indígenas, Patrimônio Cultural e Bibliotecas). O edital pode ser acessado neste link http://www.cultura.mt.gov.br/documents/362998/13680185/Edital+MT+Afluentes/0086a2da-5b38-99b6-7e01-572ef524c7bd 

 

O Lançamento aconteceu na Casa da Cultura e contou com a presença do Prefeito de Juína, Altir Peruzzo, do Secretário-adjunto de Cultura do Estado -  Paulo Traven, do secretário-adjunto de Cultura em Juína e coordenador regional da CIB - Comissão Intergestora Bipartite, Adriano Souza e dos vereadores: Tonhão do Rancho, Tuna, Carlito Pereira, Geraldinho da Palmiteira, Ivo Pedro, Sandro Candido da Silva e Wilson Locatelli.

Também estiveram presentes: a Chefe de Gabinete - Nadiley Soares Teixeira, o Secretário de Administração e Finança - Marcelo Garcia, a Secretária de Assistência Social - Irene de Souza Peruzzo, a Secretária Municipal de Educação – Profa. Vera Lúcia Granja, o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo - Wilson Pereira de Castro Filho, o Secretário Mun. de Agricultura, Mineração e Meio Ambiente - João Manoel e a Secretária Municipal de Saúde - Leda Mª. De Souza Villaça.

Além das autoridades acima citadas, participaram da atividade diretores de escolas, conselheiros municipais e agentes culturais do município e região.

Afluentes

A cultura de Mato Grosso é formada por diferentes manifestações e expressões que compõem a diversidade cultural no Estado. Pensando dessa forma, a Secel usou o termo Afluentes para simbolizar a integração dos projetos dentro de uma proposta maior de fomento das políticas culturais, neste caso, aproveitando o encontro do curso das águas que deságuam em um mesmo rio para dar nome ao edital.