CENTRO DE REABILITAÇÃO DE JUÍNA RECEBE CABINE AUDIOMÉTRICA

Data: Quarta-feira, 27/11/2019 14:19
Fonte: Juína News

O Centro de Reabilitação de Juína recebeu uma cabine audiométrica, que será utilizada para realização de exames de audiometria e impedanciometria, que antes tinham de ser feitos em Cuiabá (a 734 km).

Os exames têm como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

Foram sete mil reais investidos no equipamento, atráves de emendas parlamentares, como destacou o Prefeito Altir Peruzzo, que ressaltou ainda a importância do aparelho para a população.

“Muito mais que seu valor financeiro, esse equipamento vai facilitar que as nossas profissionais possam trabalhar com um aparelho de maior precisão e evitar que as pessoas possam se deslocar para Cuiabá para receber esse tipo de tratamento. A aquisição foi graças a uma série de emendas de diversos deputados, como o Galli, Medeiros e do Ságuas e que nós priorizamos isso nos nossos primeiros anos de mandato, agora as últimas emendas nós temos buscado para auxiliar na média e alta complexidade para o ótimo atendimento, procurando dar agilidade e nos nossos exames e processos diversos que são feitos aqui” – ressaltou.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Leda Villaça, os exames agora poderam ser feitos de forma mais rápida, trazendo qualidade no serviço prestado pelas profissionais fonoaudiólogas aos pacientes que necessitam desse tipo de exame ou tratamento.

“É um equipamento onde nossas fonoaudiólogas vão poder estar fazendo uma avaliação das perdas auditivas, para também agregar ao tratamento as terapêuticas de recuperação. É um equipamento que atende a dois objetivos mais rápidos, um é oferecer esse serviço de qualidade aqui em nosso centro de reabilitação e outro é atender ao compromisso do prefeito com a população, que era só o que fosse necessário que seria encaminhado para Cuiabá. Com essa tecnologia, agrega para que o paciente tenha uma ótima qualidade de vida” – disse.

O exame de audiometria ou Impedaciometria normalmente são solicitados quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infecções e história hereditária de perda auditiva.

O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, pois, esse profissional consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva que pode ter afetado o paciente, como esclareceu Giovana Ramos Perazollo, fonoaudióloga do município.

“Esses pacientes serão encaminhados pelos postos de saúde e também pacientes que atendemos no centro de reabilitação para fazer esse exame que é a audiometria e também a impedaciometria. Os exames vão indicar se o paciente tem alguma perda auditiva, qual esse tipo de perda que ele apresenta, e se há alguma alteração no ouvido médio. É uma demanda muito alta, desde crianças até adultos, idosos, que muitas vezes tem necessidade de fazer esse exame”– esclareceu.