COM AUXÍLIO DE JUÍNA, BRASNORTE IMPLEMENTA SEU SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

Data: Segunda-feira, 18/11/2019 11:54

O Município de Brasnorte avança à passos largos na implementação de seu Sistema Municipal de Cultura e para isso conta com o suporte técnico do município de Juína, seu vizinho, que já colhe frutos por ter suas políticas culturais consolidadas há dois anos. Motivados a seguir o mesmo caminho, a prefeitura de Brasnorte realizou nesta segunda-feira, 04 de outubro, o I Fórum Municipal de Cultura para apresentação de dois projetos de leis que criam o Plano Municipal de Cultura e também o Fundo Municipal de Cultura, bem como absorver da população as contribuições para estes projetos.

O evento contou com a presença da diretora de Cultura de Juína, Silvia Machado, que além da assessoria técnica, fez também a defesa política sobre a importância da implementação do Sistema Municipal de Cultura junto ao prefeito, vereadores e demais autoridades do município.

“Brasnorte está prestes a conquistar a totalidade dos mecanismos legais obrigatórios do Sistema Municipal de Cultura, que é o famoso CPF da Cultura, ou seja: Conselho, Plano e Fundo. O conselho eles já possuem, e é com este conselho que a gestão construiu os projetos de leis que criam o Plano e o Fundo Municipal de Cultura apresentados no I Fórum Muncipal da Cultura e que agora seguem para votação na Câmara Municipal de vereadores.

Brasnorte faz parte de um grupo de municípios dos estados do Mato Grosso e Rondônia que recebem auxilio técnico do município de Juína para a implementação de seus Sistemas Municipais de Cultura, bem como na área de Bibliotecas. Para prestar esta assessoria o município de Juína conta com o apoio da SECEL – Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, bem como do Tribunal de Contas através do PDI – Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do TCE.

Texto: Equipe Cultura