CONSTRUÇÃO DA NOVA CÉLULA DO ATERRO SANITÁRIO JÁ ESTA EM FASE FINAL

Data: Terça-feira, 29/10/2019 08:59
Fonte: Juína News

Mais uma obra de grande importância para a sociedade Juinense foi construída no aterro sanitário municipal que fica localizado na MT 170, cerca de 20 km do centro da cidade de Juína.

Estamos nos referindo sobre a construção de mais uma célula que contribuirá para destinação adequada do lixo produzido no município. A construção da primeira célula foi em 2010 e agora a segunda que início no ano de 2018 e teve sua conclusão somente em 2019, explicou o prefeito Altir Peruzzo.

Com a construção da nova célula a antiga será fechada para decomposição do lixo que lá foi depositado.

Segundo o gestor, a nova célula possui cerca 150 metros de comprimentos por 50 de largura com a profundidade de 09 metros e um custo estimado de R$ 1.200.000.00, sendo que o tempo estimado para uso da mesma será de 05 a 06 anos, podendo prolongar por mais tempo uma vez que os espaços laterais poderão ser elevados desde que seja adequado de forma correta.

O município de Juína é um dos poucos que possui aterro sanitário, sendo que na época da construção o aterro era o 5º do estado, porém apenas mais alguns aterros foram construídos em todo o estado, onde esse número não passa de 10 segundo o que pontuou o prefeito Altir Peruzzo.

Hoje, os juinenses produzem aproximadamente 38 toneladas de lixos dia, ao ser questionado sobre o processo de reciclagem do lixo o que diminuiria esses números, Altir ressaltou que tudo o que for reciclado deixará de ocupar espaço no aterro, porém o valor do frete para levar os produtos para reciclar na capital Cuiabá torna-se caro devido ao valor do frete, ou seja, fica inviável a realização do processo de reciclagem, porém o prefeito ressaltou que o espaço destinado ao aterro sanitário possui espaço suficiente para mais duas células que comportarão o lixo da cidade por um período de 30 anos de utilização do espaço, e o município terá tempo suficiente para planejar um novo espaço para outro aterro sanitário.

Os recursos foram todos oriundos dos municípios, finalizou Altir Peruzzo.