Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

JUÍNA É ANUNCIADA COMO FINALISTA DO PRÊMIO NACIONAL IPL ( RETRATOS DA LEITURA)

Data: Sexta-feira, 25/10/2019 11:54

Juína concorre a dois prêmios nacionais ao mesmo tempo.

A Biblioteca Pública Municipal de Juína que ousou romper as barreiras físicas para democratizar o acesso à leitura por todos os cantos do município acaba de ser anunciada como finalista em mais um prêmio de abrangência nacional, desta vez, o já premiado programa “Arte, Leitura e Cultura, uma bela mistura” figura o seleto grupo de 12 finalistas na categoria de bibliotecas da IV Edição do Prêmio Instituto Pró-Livro – IPL 2019, criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), que busca iniciativas exitosas no campo de formação de leitores e desenvolvimento da leitura em todas as regiões do País.

Com este anúncio, Juína concorre a dois prêmios nacionais ao mesmo tempo e com o mesmo programa. Recentemente o município foi anunciado como um dos dez finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020 realizado pela  Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia, onde seu resultado será anunciado no mês de março de 2020. Já a cerimônia de premiação do  Instituto Pró-Livro – IPL 2019  será no dia 04 de dezembro em São Paulo e contará com a presença do Prefeito Altir Peruzzo e do secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza.

O Prêmio é dividido em quatro categorias: Cadeia Produtiva, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Mídia e Bibliotecas. Ao todo 216 projetos de todo país foram inscritos e avaliados por um time de especialistas que levaram em conta critérios como a relevância de cada projeto, o seu reconhecimento, a coerência entre objetivos e ações realizadas, os resultados alcançados, a sua abrangência e o seu potencial de sustentabilidade e de "replicabilidade". Agora, os projetos finalistas serão reavaliados por um corpo de jurados que escolherá três ganhadores em cada uma das quatro categorias, que levarão para casa o troféu do Prêmio IPL - Retratos da Leitura.

Os 12 finalistas são:

 

  • A Biblioteca Pública de Lagoa Santa e a Democratização da Leitura para a Pessoa com Deficiência Visual – (MG)
  • Biblioteca Comunitária Casa Azul – (RJ) 
  • Biblioteca Comunitária em Ação – (MG) 
  • Biblioteca Comunitária Santa Rosa – (AC) 
  • Biblioteca Itinerante Estevão de Mendonça – (MT) 
  • Clube do Livro – (SP) 
  • Curitiba Lê – (PR) 
  • Feira de Troca de Livros da Escola Estadual Prof. Inah de Melo – (SP) 
  • Libris – Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca – (GO) 
  • Programa Arte, Leitura e Cultura: Uma Bela Mistura! – (MT) 
  • Programa Sombrinha literária – (CE) 
  • Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola – (RN)

 

Acesse o link abaixo e conheça mais sobre o prêmio:

https://www.youtube.com/watch?v=RYdqG5MhYvE&list=PLqhRT8S13MgHEJHFVHPg5fKI6lEP6wy2P

 http://plataforma.prolivro.org.br/4a-edicao-premio-retratos-da-leitura-finalistas/

 

Juína e seu reconhecimento Nacional

Recentemente o programa "Arte, Leitura e Cultura: uma bela mistura" foi eleito pelo Governo do estado de São Paulo como um dos 15 melhores da América Latina e apresentado na cerimônia de abertura do 11º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas, que aconteceu entre os dias 05 e 08 de agosto, em São Paulo. O mesmo programa é primeiro na lista de finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia.

 

Em 2018, Juína recebeu da ONG RECODE do Rio de Janeiro o reconhecimento nacional por ter conquistado o segundo lugar no ranking das dez Bibliotecas brasileiras que atingiram os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas. 

 

Também em 2018, Juína foi reconhecida pelo extinto Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação através do PNLL - Plano Nacional, do Livro e Leitura, por ser o segundo município do Brasil a conquistar o PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, onde destina recursos financeiros e humanos para este segmento. Até hoje, apenas o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, tinha um plano neste formato.

 

Dentre os principais pontos do Prêmio IPL 2019 estão a democratização do acesso ao livro e aos diversos suportes de leitura; a formação mediadores de leitura e o fortalecimento das ações de incentivo à leitura; a valorização da leitura e o incremento de seu valor simbólico e institucional; o desenvolvimento da economia do livro e o estímulo a criação e circulação da produção literária.

 

Agora é aguardar e torcer por mais este prêmio!

 

Texto: equipe Cultura - Juína/MT