JUÍNA SOLICITA RECURSOS PARA CULTURA AO SECRETÁRIO DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

Data: Sexta-feira, 11/10/2019 11:54

O secretário da Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Gustavo Amaral, recebeu na tarde desta quinta-feira, 10 de outubro, o secretário-adjunto de Cultura Adriano Souza e a diretora de Cultura Silvia Machado. Na oportunidade, foram apresentadas diversas demandas, dentre elas a destinação de recursos do fundo nacional de Cultura para municípios que possuem o Sistema Municipal de Cultura completo.

De acordo com Adriano Souza, a destinação de recursos para municípios em dia com a legislação da Cultura é uma forma de reconhecer quem fez a tarefa de casa.

“Juína está com seu sistema municipal de Cultura completo, implantado e com execução a todo vapor. Assim como nós, outros municípios do Mato Grosso também estão fazendo a tarefa de casa e implantando seus sistemas. Nosso pedido ao secretário, que nos recebeu muito bem e com entusiasmo, é que o governo federal olhe para estes municípios com um olhar de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido”, destacou Adriano logo após a audiência.

Na oportunidade, Juína apresentou também todo seu trabalho no suporte técnico aos municípios mato-grossenses para criação de seus planos, fundos e conselhos municipais de Cultura, que é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer – SECEL. Ao saber do trabalho de Juína, o secretário manifestou alegria.

“Olha, primeiramente parabéns pelo trabalho na gestão municipal, vocês são dignos de muito reconhecimento, pois além de executar brilhantemente a tarefa de vocês, ainda auxiliam os outros municípios a implantarem seus sistemas municipais de Cultura em parceria com o estado, recebo esta notícia com muita alegria. Me comprometo a fazer um estudo financeiro e possivelmente lançaremos um edital especifico para municípios que estão em dia com suas legislações culturais, entendo que  isso é tratar os iguais como iguais e os desiguais como desiguais”, destacou Gustavo Amaral.

A agenda contou com a presença da coordenadora de Cultura da CNM – Confederação Nacional de Municípios, Ana Clarissa, que reforçou a solicitação de Juína e à estendeu para todo país. A CNM tem realizado diversos estudos, bem como diversas ações de articulação junto ao governo federal e congresso nacional para que o repasse fundo a fundo possa acontecer e atender aos municípios de todo país que estão em dia com seus sistemas de Cultura.