NESTA QUARTA-FEIRA EM BRASÍLIA, PROGRAMA DE LEITURA DE JUÍNA SERÁ APRESENTADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Data: Segunda-feira, 07/10/2019 11:54

É Juína ao vivo para todo Brasil!

O Prefeito de Juína Altir Peruzzo é o convidado especial da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para proferir palestra que será transmitida ao vivo pela Tv Câmara nesta quarta-feira, 09 de outubro, das 8h às 9h30, no horário de Brasília. Acompanhado do secretário-adjunto de Cultura, Adriano Souza e da Diretora de Cultura Silvia Machado, o prefeito apresentará os resultados do premiado programa “Arte, Leitura e Cultura, uma bela mistura” aos deputados membros da comissão, bem como para todo país.

A palestra acontece no plenário 10, sala Florestan Fernandes, da Câmara dos Deputados tendo como título “Educação, Arte, Leitura e Cultura: diretrizes e boas práticas” e propõe-se a explicitar princípios, diretrizes e ações concretas de articulação entre a política de Educação e as políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social materializadas em experiências municipais concretas como a de Juína que tem conquistado o cenário nacional com um programa que mistura arte, leitura e cultura.

O mediador da palestra será o Deputado Federal Waldenor Pereira PT/BA e a coordenação será feita pela Deputada Professora Rosa Neide PT/MT que representará a Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação.

Sobre o Programa “Arte, Leitura e Cultura, uma bela mistura”

Recentemente este programa foi eleito pelo Governo do estado de São Paulo como um dos 15 melhores da América Latina e apresentado na cerimônia de abertura do 11º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas, que aconteceu entre os dias 05 e 08 de agosto, em São Paulo. O mesmo programa é primeiro na lista de finalistas do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia.

Em 2018, Juína recebeu da ONG RECODE do Rio de Janeiro o reconhecimento nacional por ter conquistado o segundo lugar no ranking das dez Bibliotecas brasileiras que atingiram os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.

Também em 2018, Juína foi reconhecida pelo extinto Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação através do PNLL - Plano Nacional, do Livro e Leitura, por ser o segundo município do Brasil a conquistar o PMLLLB - Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, onde destina recursos financeiros e humanos para este segmento. Até hoje, apenas o município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, tinha um plano neste formato.

Dentre os principais pontos do documento estão a democratização do acesso ao livro e aos diversos suportes de leitura; a formação mediadores de leitura e o fortalecimento das ações de incentivo à leitura; a valorização da leitura e o incremento de seu valor simbólico e institucional; o desenvolvimento da economia do livro e o estímulo a criação e circulação da produção literária.