JUÍNA PARTICIPA DO I ENCONTRO MATO GROSSENSE DE VIGILÂNCIA E ATENÇÃO ESPECIALIZADA EM HANSENÍASE

Data: Quarta-feira, 11/09/2019 16:37
Fonte: Assessoria de Imprensa

De Juína participaram, a coordenadora da Vigilância em Saúde Ágata Barbosa, o enfermeiro Antônio Damião e o médico da referência Allan Padovan.

O evento foi realizado nos dias 10 e 11 de setembro, o 1º Encontro Mato-grossense de Vigilância e Atenção Especializada em Hanseníase e Manejo Clínico Pediátrico da Tuberculose. O evento aconteceu no auditório Licínio Monteiro, da Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

No primeiro momento o tema abordado foi a hanseníase, o qual foi aberto para debate e esclarecimento de dúvidas dos profissionais do SUS que atuam em ambulatórios de atenção especializada e técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde do Estado.

Já no segundo momento, houve uma capacitação sobre manejo clínico de crianças com tuberculose. Esse espaço foi aberto para médicos e enfermeiros da rede de saúde municipal e estadual.

A capacitação foi ministrada por uma equipe do Ministério de Saúde. Segundo a gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Endêmicos da SES-MT, Alba Valeria Gomes, os palestrantes falaram sobre avaliação de contatos de tuberculose; diagnóstico e tratamento da infecção latente da doença; tratamento em crianças menores de 10 anos; diagnóstico e tratamento em adolescentes, entre outros temas.

É importante destacar que foi debatido e será analisada a possibilidade de ampliar o número de Ambulatórios de Atenção Especializada Regionalizados no Estado (AAER), visto que, atualmente, Mato Grosso conta com seis unidades.