Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

TUCUNARÉ VAI INSPIRAR A DECORAÇÃO DA TERCEIRA FESTA DO PEIXE EM FONTANILLAS

Data: Quarta-feira, 28/08/2019 11:54

Quem for à III Festa do Peixe no Distrito de Fontanillas, Juína-MT, que acontece nos dias 06,07 e 08 de setembro, vai presenciar uma linda festa que está sendo preparada pela equipe da Cultura, que tem o peixe Tucunaré como tema do evento. Com isso, toda decoração e ambientação serão inspiradas nas cores deste peixe que é muito forte no rio Juruena. Em 2018, o peixe tema da festa foi o cachara.

Segundo Adriano Souza, secretário-adjunto de cultura, cada ano um peixe é escolhido para inspirar a montagem do evento.

“Todo ano escolhemos um peixe do rio Juruena como inspiração, em 2018 foi o Cachara, e neste ano, escolhemos o Tucunaré. A escolha é primeiro por sua beleza e força nas cores, e depois por ser muito típico em nossa região”, destacou o secretário.

Além do Tucubunaré, outros peixes do Rio Juruena irão compor um mega aquário que ficará no centro da pista de dança da festa.

Sobre o tucunaré:

O peixe de água doce chamado Tucunaré é conhecido popularmente como Tucunaré Amarelo.

Nome científico:

Cichla ocellaris 

Distribuição geográfica:

Sua espécie é distribuída no Amazonas e nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Habitat:

O Tucunaré habita açudes, represas, rios e tanques de piscicultura.

Alimentação:

É um peixe carnívoro, alimentando-se principalmente de peixes e camarões. Persegue a presa, ou seja, após iniciar o ataque, não desiste até conseguir capturá-la.

Reprodução:

Formam casais e se reproduzem em ambientes lênticos, onde constroem ninhos e cuidam da prole.

Características:   

O Tucunaré é um peixe de escamas, com corpo alongado e um pouco comprimido. Sua coloração e amarelada, com manchas pretas e verticais distribuídas regularmente pelo corpo. Todos os Tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedúnculo caudal. É bastante rápido, agressivo, forte e até estúpido. Também é muito sedentário (não realizando migrações). Tem hábitos diurnos. Pode chegar a  30 cm ou mais de 1 m de comprimento total.

 

Texto: equipe Cultura