Busca: Encontre os serviços da Prefeitura

NOTÍCIA

JUÍNA ELEGE SEU CONSELHO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL

Data: Sexta-feira, 16/08/2019 11:54

Ávidos por cumprir mais um dos cinco programas estratégicos do Plano Municipal de Cultura, o município de Juína deu um grande passo na tarde deste sábado, 17 de agosto, ao eleger os membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural que é parte integrante do Sistema Municipal de Patrimônio Cultural, sancionado recentemente pelo prefeito Altir Peruzzo. Além do conselho, o sistema é composto pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural e pelo Plano de Gestão do Patrimônio Cultural de Juína com vigência de dez anos.

O Sistema coloca o município de Juína em conformidade com o art 216, §1º da Constituição Federal e deverá promover e proteger, com a colaboração da comunidade, o patrimônio cultural Juinense por meio de catalogação, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação da história e memória.

O arquiteto e coordenador de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, Robinson de Carvalho, falou sobre as regras de tombamentos de patrimônios materiais. O evento contou com ainda com a presença do vereador Ivo Pedro, da coordenadora municipal do PDI - Progra de Desenvolvimento Estratégico do Tribunal de Contas, Viviane Anjos, bem como de acadêmicos, historiadores, professores, pioneiros e comunidade em geral.

 

Texto: Casa da Cultura