UM PASSO À FRENTE: JUÍNA ELEGE SEU CONSELHO DA IGUALDADE RACIAL

Data: Sexta-feira, 16/08/2019 11:54

A palavra desafio, embora não traduza fielmente a ousadia e o caráter desbravador da iniciativa, é a que mais se aproxima da decisão da prefeitura de Juína ao criar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em um momento onde os movimentos sociais, o controle social e a maioria as políticas afirmativas conquistadas nos últimos anos sofrem ataques e desmontes institucionais. Trata-se de um desafio combinado com conquista, visto que Juína é um dos poucos municípios brasileiros a possuir instâncias de participação social com esta temática.

Para eleger os membros do COMPIR – Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, o Departamento de Cultura, órgão que abriga o referido conselho em Juína, realizou na tarde de hoje, 16 de agosto, o I Fórum Municipal da Igualdade Racial que contou com uma participação expressiva da população.

A criação do COMPIR surgiu como ação concreta oriunda da Carnaval 2019 que teve como tema “Salvador, Bahia:Terra da Magia, uma homenagem à primeira capital brasileira”, onde foram abordadas as saídas para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial.